
11 de abril, de 2024 | 08:30
Empresa de celulose instala placas educativas em lagoas da região para preservar biodiversidade
A Cenibra tem instalado placas educativas em todas as lagoas que integram sua área florestal no Vale do Aço. O objetivo dessa instalação é alertar a população a respeito da proteção ambiental. A informação foi repassada ao Diário do Aço por frequentadores dessas áreas, dentre eles, ciclistas que usam as bordas das lagoas para a prática esportiva, além de pescadores.
Conforme apurado pela reportagem junto às fontes, as placas já foram vistas em algumas lagoas, dentre elas, Lagoa do Piau; braço da Lagoa Silvana; Lagoa Cristal; Lagoa Bonita; dentre outras.
Nas placas, é possível notar algumas proibições. Elas informam que é proibido pescar utilizando embarcações, rede e tarrafa (pesca predatória); entrar em propriedade privada; desmatar e agredir áreas de preservação; caçar; acampar; fazer fogueiras; descartar cigarros e fósforos em recipientes à prova de fogo; deixar objetos pessoais espalhados e embalagens plásticas.
O intuito da campanha é preservar a biodiversidade, visando não mudar as condições climáticas, o que favorece a vida de cada pessoa, planta ou animal silvestre. A ação também tem como objetivo manter a beleza natural das regiões preservadas com as matas ciliares.
Em uma das placas, a empresa deixa claro que há monitoramento pelas localidades. Sendo assim, é possível visualizar situações em que infratores fazem mal ao meio ambiente e podem ser penalizados por isso.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Fábio
21 de abril, 2024 | 12:27Interessante o quanto a cenibra está se importando com o meio ambiente... Legal... Mas e o veneno que ela joga no meio dos eucaliptos, será que não vai para o lençol freático não? Será que tudo que ela faz no meio desse mato está tudo 100% certo?”
Kesler dos Reis Borges
13 de abril, 2024 | 11:18A verdade é que eles não sabem nada do que se passa nessas lagoas da região, ou pelo menos fingem não saber, tbm não entendem de pesca, uma embarcação não muda nada nas lagoas, o que muda são atitudes da polícia ambiental e do pescador.
Todas a vezes que pesquei nessas lagoas, nunca vi uma embarcação da polícia do meio ambiente! Será que importam mesmo com a pesca predatória?
Se eles fiscalizarem essas lagoas vão ver que os pescadores de barranco nem se quer tem carteirinha de pesca, vão ver que pegam peixes de todos os tamanhos, não respeitando medida e nem espécies! Mas o problema que só aparecem quando a denuncia!
Nós pescadores esportivos não queremos nada mais nada menos que pescar um peixe, registrar uma foto, e fazer a soltura, vamos procurar o Ministério público e verificar essa proibição, pois não faz sentido nenhum!”
Ronaldo Raimundo Alves
12 de abril, 2024 | 10:42Bom dia pescadores
Totalmente desnecessário está atitude da cenibra, sei que existem alguns pescadores irresponsável, suja e deixa lá sua bagunça, mas a maioria dos tem preservado a área onde pesca. Um absurdo que a cenibra está fazendo, acho que deveria rever está ação, pois nós Ipatinguense não temos muita opção a não ser em um dia de folga fazer um lazer com nossos amigos a beira das nossas lagoas.
Seja na beira da lagoa ou embarcado. Repense cenibra”
Então Porque Quem e Sócio do Clube Pode Por Barcoetc
12 de abril, 2024 | 09:46Porque os sócios podem”
Denilson
12 de abril, 2024 | 09:18Dito isso a Cenibra está querendo atrapalhar a pesca esportiva que cresce em todo Brasil e proibir de pescar quem está mais preocupado com a preservação dos peixes e do meio ambiente.”
Ricardo
11 de abril, 2024 | 15:58O tiro pode sair pela culatra. Proibições não são as melhores alternativas. Pescador preserva quando quer, e destrói quando quiser tbm”
Xitão
11 de abril, 2024 | 15:32Muito triste isso, aos que predam e destroem a natureza acredito que não vai mudar nada, vão continuar a fazer, pois não existe fiscalização.
E pro pessoal que curte um lazer, fazer uma pescaria com os amigos de caiaque, principalmente a esportiva, agora não vai mais poder usufruir das lagoas.”
Frederico Elias Lage
11 de abril, 2024 | 12:41Acho que a Cenibra, deveria incentivar a pesca esportiva na região , como é feito em varias regiões do Brasil, e não proibir a entrada nas lagoas da região. e ate mesmo pedir ajuda destes pescadores esportivos a Denunciar estas pessoas que fazer pesca predatória. temos um grupo chamado TRILHAS DO RIO TEAM . Que esta sempre incentivando a pesca esportiva na nossa região. temos uma atuação muito grande na regiao de Gov. Valaderes. ( rio doce) baguari, e outras lagoas, agente esta sempre buscando conscientizar os pescadores.”