05 de abril, de 2024 | 06:00

Celinho Sintrocel encabeça iniciativa para desenvolvimento do ciclismo e turismo na região

Divulgação
Deputado propôs a representantes da Vale a instalação de um vagão destinado ao transporte de ciclistas e suas bicicletas no trem que conecta Belo Horizonte a VitóriaDeputado propôs a representantes da Vale a instalação de um vagão destinado ao transporte de ciclistas e suas bicicletas no trem que conecta Belo Horizonte a Vitória

Nesta semana, o gabinete do deputado estadual Celinho Sintrocel (PCdoB), em Belo Horizonte, foi palco de uma reunião estratégica que reuniu representantes da Vale e uma delegação do Vale do Aço. O encontro teve como foco principal a discussão de propostas voltadas para o fomento do ciclismo e turismo na região e Colar Metropolitano. As informações foram divulgadas na sexta-feira (5) pela assessoria de comunicação do parlamentar.

Presentes no encontro estavam Gabriel Coelho Bandeira e Carlos Brazil, representantes da Vale; além dos vereadores Zezinho Sintrocel, de Coronel Fabriciano, e Binha, de Timóteo; juntamente com membros da sociedade civil da região.
Um dos pontos centrais da reunião foi a proposição da instalação de um vagão destinado ao transporte de ciclistas e suas bicicletas no trem de passageiros da Vale, que conecta Belo Horizonte a Vitória, no Espírito Santo. Essa medida visa não apenas reduzir os riscos de acidentes para os ciclistas nas estradas, mas também promover a integração da população ao longo da linha férrea, facilitando o transporte e fomentando a prática do esporte.

Celinho destacou a importância dessa iniciativa, ressaltando que ao longo dos 660 km de ferrovia, que abrangem 42 municípios e 30 estações férreas, a introdução de um vagão de bicicletas estimularia o cicloturismo e impulsionaria as economias locais.

Outras demandas
Além da proposta do vagão-bike, foram apresentadas à Vale outras solicitações, incluindo o aporte de recursos para a implementação de ciclofaixas ao longo da LMG-760, uma rota já bastante utilizada pelos ciclistas na região, e a apresentação do Projeto "Vale dos Tropeiros Cicloturismo", que visa criar uma rota turística de 196 quilômetros, passando por cinco municípios do Vale do Aço.

A comissão que defendeu os projetos enfatizou sua importância para a economia e bem-estar local, solicitando o apoio e recursos da Vale para o desenvolvimento das iniciativas. Representantes da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço, da Associação dos Ciclistas de Timóteo, da Secretaria de Cultura de Dionísio, da Prefeitura de Timóteo, e do Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas estiveram presentes, reforçando a relevância dessas propostas.

“Os representantes da Vale receberam positivamente as propostas, reconhecendo sua importância social e potencial para o desenvolvimento econômico regional, comprometendo-se a levar as sugestões para análise da presidência e técnicos da empresa”, apontou a assessoria.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário