05 de abril, de 2024 | 11:00
Liderança e arte de pertencer
Ana Rosa Vidigal *
''Em pleno século 21...''. Quantas vezes já ouvimos essa expressão, marcando uma certa surpresa e indignação quanto a situações que consideramos fora do nosso tempo. E é desse jeito que gostaria de começar minha conversa de hoje com você: em pleno século 21... e ainda estamos patinando quanto ao exercício de liderança.
Tanta tecnologia, tanto curso de desenvolvimento e treinamento, tantos recursos humanos e materiais, mas observe as discussões que ainda preocupam e estão na pauta permanente dos especialistas: há sempre uma questão de liderança mal conduzida nas crises organizacionais, veladas ou não, que nem mesmo o próprio marketing interno de comunicação empresarial consegue driblar.
Pare e pense: qual o tipo de liderança exerço em meu grupo e qual o tipo de liderança participo, ou melhor, sou submetido, junto com meu grupo?
O que chamo de liderança aqui diz respeito a todo tipo de gestão: gestão de sala de aula, gestão familiar compartilhada ou não, gestão de um setor em uma organização, gestão institucional e por aí vai. Até a gestão de si mesmo, por que não? Liderança é, invariavelmente, a posição que a gestão vai necessariamente ocupar e que demanda o entendimento fundamental de noções básicas como a de que o líder atua junto a liderados para alcançar uma meta comum.
Se há líder, há liderado(s), e há, consequentemente, algo que liga um a(os) outro(s). Vejo da seguinte maneira: o líder é aquele que vai conduzir a si mesmo (auto liderança) ou um grupo de forma a manter o coletivo focado em algo a ser realizado. Entendido; agora, como fazer isso se torna o x da questão e o transforma em um dilema bastante recorrente.
Quem trabalha com equipes, independentemente da área de atuação na escola, na família, na empresa já viu diversas oportunidades de formações para lideranças mais eficazes, mais eficientes, mais humanas, mais atuantes etc. Várias são também as qualidades em que a liderança ideal pode ser categorizada.
"Há sempre uma questão de liderança mal conduzida nas crises organizacionais, veladas ou não, que nem mesmo o próprio marketing interno de comunicação empresarial consegue driblar”
O ponto é: todo grupo é regido por lideranças, oficializadas ou não, explícitas ou não, reconhecidas ou não e que se posicionam à frente, cujo papel de guiar, conduzir, orientar pode ser mais ou menos articulado às expectativas das pessoas que estão ali sob sua influência.
No caso de líderes apresentados como líderes, eleitos ou indicados para tal função, a expectativa ainda é mais evidente. O que se espera de um líder nos tempos atuais (e, na verdade, em todo tempo e lugar)? Liderar, claro, e como? Espera-se, no íntimo, ainda que observadas as limitações das circunstâncias, da própria gestão e da própria pessoa no cargo, que se lidere com ponderação, com mediação, com equilíbrio.
Uma vez, participei de um workshop há muitos anos já, e que trazia uma ideia de liderança muito interessante e inovadora para a época: a do serviço. A proposta se mostrava disruptiva com o paradigma tradicional de que o líder é servido: em suas solicitações, ou em seus pedidos, ou em suas ordens (escolha o que mais convier a você, como líder, ou à sua condição de liderado).
O líder-servidor era o mote e a ideia passava pela condição que o líder pudesse oferecer em recursos, de todo tipo, para que seus liderados se sentissem confiantes no propósito e na própria liderança, o que, já se sabe, desde que a humanidade é humanidade, que faz diferença no resultado alcançado.
Pois bem. Acredito que aí está a chave: um líder é quem acolhe, quem direciona, quem repreende, mas também quem busca soluções junto para a melhora dos processos, das performances, das entregas. E faz como faz isso? Como líder de sala de aula, de projetos pedagógicos, de formações e também de família, com duas filhas, defendo a liderança pelo viés dialógico.
Sei que pode parecer simples, evidente, óbvio. Talvez nem tanto para grupos que estão sob regimes totalitários, ou mesmo aqui, para nosso povo, na nossa realidade não muito distante, e mesmo para nós mesmos, quando nos mostramos frágeis em nossa posição de líder e queremos que a liderança seja instaurada à força. Mas o óbvio precisa ser dito, não é?
Dialogicidade é o caminho para uma liderança saudável para todos. E isso concerne à capacidade de ouvir um não concordo”. Liderança diz respeito a acolher pontos de vista diferentes, divergentes ou díspares, porque evidencia um território seguro e confiável para se seguir junto.
A arte de concordar sempre é inversamente proporcional à arte de liderar. Esperar que seus liderados concordem com você frequentemente é esperar que não existam ao seu lado, não pertençam ao grupo, do qual você também faz parte, e, desse modo, não reconheçam inválida também a sua existência como líder.
Se há pontos de vista distintos, referentes, expressos e acolhidos em um grupo, já é sinal que seu líder preza por isso, e, por conseguinte, se fortalece em seu papel. Talvez o cerne da liderança seja este: não se perder na dinâmica de fazer com que todos concordem com você; ao contrário, na discordância explícita expressa, e pela dialogicidade evidente, ir ao encontro da arte de pertencer, de fazer pertencer os outros, e, nesse movimento, fazer pertencer a si mesmo, como representante dos outros. Meu abraço e até a próxima quinta-feira.
* Professora, psicopedagoga e jornalista. Doutora em Língua Portuguesa pela PUC Minas e Université Grenoble III, França. Atua na formação de professores da Educação Básica e do Ensino Superior, e de gestores, líderes e equipes, ministrando palestras e cursos nos domínios da Educação, da Comunicação e do Socioemocional, suas interfaces nas relações humanas e na construção do vínculo.
Instagram:@saberescirculares email: [email protected]
Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Ivanete
13 de maio, 2025 | 21:34Liderar , é conduzir, influenciar ou motivar grupos, pessoas ou equipes com inteligência e cuidado. Orienta e apoia em busca da melhoria contínua e constante melhorando o ambiente corporativo e demais ambientes.”
Maria Eduarda de Jesus Esteves
02 de abril, 2025 | 12:57??Acredito que aí está a chave: um líder é quem acolhe, quem direciona, quem repreende, mas também quem busca soluções junto para a melhora dos processos, das performances, das entregas. E faz como faz isso? Como líder de sala de aula, de projetos pedagógicos, de formações e também de família, com duas filhas, defendo a liderança pelo viés dialógico.?”
Fernanda Carolina Teixeira Conceição
01 de abril, 2025 | 21:31O artigo destaca a importância de uma liderança que promove pertencimento e colaboração. Concordo quando a autora afirma que "liderar é mais do que comandar, é inspirar pertencimento", pois um bom líder deve engajar sua equipe. No entanto, acredito que, além das habilidades citadas, a inteligência emocional também é essencial para lidar com desafios e promover um ambiente saudável.”
Jéssica Pereira
30 de março, 2025 | 16:11Liderar , é a arte de fazer com que o outro se sinta acolhido e pertencente , independente do ambiente em que se encontra.
Praticando a empatia , sabendo ouvir , aproximando-se por meio da comunicação.
E entender que o outro não sou eu .”
Josué Ribeiro da Silva
20 de março, 2025 | 11:15":..mas também quem busca soluções juntos para melhora dos processos ."
Bem, quero começar aqui agradecendo a autora pelo tema abordado, pois nos dias atuais liderar é um grande desafio enfrentado por todos nós líderes ou liderados, devido ao grande conflito de ideias. E sim, também concordo que os líderes atuais devem buscar e contribuir junto a seus liderados num todo para melhora dos processos.
Ser líder é abraçar, acolher, ser líder é estar ao lado do outro, ser líder é direcionar, ainda que se fizer necessário à conversão para juntos alcançarmos o sucesso .”
Camily Oliveira
17 de março, 2025 | 19:43Acredito que um bom líder é aquele que acolhe, escuta, compreende as dificuldades dos seus.
Um líder tem que ter seus liderados do seu lado pra um bom relacionamento profissional.”
Mariane Vieira
16 de março, 2025 | 15:49Liderança diz respeito a acolher pontos de vista diferentes. Concordo com o ponto de vista da autora, ser líder vai muito além de comandar, tem que saber ouvir, motivar , incentivar e até mesmo acolher, um líder tem o dever de repreender algumas atitudes mas o melhor a se fazer é procurar uma solução juntos e ouvir o porquê daquilo.”
Joyce Cristina Cordeiro Silva
15 de março, 2025 | 11:38"Liderança diz respeito a acotner pontos de vista aterentes, aivergentes ou aspares"
Concordo com o ponto de vista da autora pois a base para se tornar um líder se começa sabendo lidar com os seus liderados, seja em seus conflitos, pensamentos divergentes, comportamento, manias, jeito de se expressar, entre outros.
Um lider de sucesso precisa estar disposto a enfrentar todos os conflitos do dia a dia, com foco e discernimento, sabendo criar um ambiente tranquilos e uma boa convivência com os seus liderados.”
Evellyn Aiandra Rodrigues Ferreira
15 de março, 2025 | 11:18Eu concordo com muitos pontos sobre o artigo, principalmente no qual eu vi que os líderes tem que saber entender outras opiniões e que nem todo mundo vai pensar como ele, nem todo mundo pensa igual, e importante ter uma outra opinião para ser debatida e entendida com clareza igual citado no texto ?liderança diz respeito a acolher pontos de vista diferentes?”
Geovanna Lana Queles Belmonte
15 de março, 2025 | 00:23Achei interessante quando a autora diz que "o líder é aquele que vai conduzir a si mesmo (auto liderança) ou um grupo de forma a manter o coletivo focado". Concordo, porque liderar não é só mandar, mas também saber guiar e motivar. Também acho válido o ponto de que "a liderança é um compromisso com a equipe", já que um bom líder deve pensar no bem de todos. Porém, quando ela fala que liderar deve ser sempre com "ponderação e equilíbrio", não acho que isso funcione em todas as situações. Às vezes, decisões rápidas e firmes são necessárias. No geral, o artigo traz reflexões boas, mas acredito que um líder precisa ser flexível para se adaptar a diferentes desafios.”
Thaís Angélica R. Gonçalves
14 de março, 2025 | 14:59?lidere com ponderação, com mediação, com equilíbrio.? Assegurando esse pensamento da autora o texto discorre apresentando ideias afirmativas sobre liderança, e isso nos dá um norte para contrapor o cenário político e econômico que estamos suportando. Reitero ainda que um líder não deve ser ambicioso apenas em seus interesses individuais, visando ganhos pessoais e não suprindo as necessidades de seus subordinados ou liderados, pois acredito que um líder não é colocado para ser servido, mas para servir.”
Lorena
13 de março, 2025 | 19:44Liderança diz a respeito sobre acolher pontos de vista diferentes, a verdadeira liderança é sobre servir aos outros, um líder precisa pensar sempre maior, ver ?fora da caixa? e é habilidade de guiar, inspirar e influenciar indivíduos ou grupos para alcançar objetivos comuns.”
Gabriela Silva Nunes
13 de março, 2025 | 15:01Excelente texto, concordo com a autora.
Liderar não é somente ordenar, mas sim saber ouvir e dialogar com os liderados, assim fazendo com que todos sinta-se pertencente da classe.
?Um líder é quem acolhe, e quem direciona, quem repreende, mas também busca soluções juntos para a melhora dos processos, e das performances das entregas.”
Graziela Silva Nunes
13 de março, 2025 | 12:21Liderança diz respeito a acolher pontos de vista diferentes, divergentes ou díspares, porque evidencia um território seguro e confiável para seguir junto.
A arte de concordar sempre é inversamente proporcional á arte de liderar.
Dialogicidade é o caminho para uma liderança saudável para todos.”
Rondinelli de Jesus Lima
13 de março, 2025 | 09:56Ser um líder vai além de ter uma posição hierárquica, trata-se de adotar uma mentalidade que busca o bem estar do grupo , promovendo o crescimento pessoal e coletivo . A verdadeira liderança é sobre servir aos outros , criando um espaço onde todos podem prosperar.”
Giovanna Faria Alves
11 de março, 2025 | 13:30?A arte de concordar sempre é inversamente proporcional à arte de liderar?
Concordo plenamente com o ponto tratado pela autora! Não se pode carregar uma nomenclatura de liderança (baseado no mundo corporativo) sem a perspectiva de contradição/opinião/ sugestão dos seus ?liderados?. Acho que fixação deste ponto em um líder pode sim abranger uma trajetória significativa e contínua em sua posição.”
Maria Eduarda Medeiros dos Santos
10 de março, 2025 | 19:41Achei o artigo ?Liderança e a arte de pertencer? muito interessante, principalmente quando fala sobre a importância de um líder criar um ambiente onde todos se sintam parte do time. Concordo que liderança hoje não é só mandar, mas saber ouvir, motivar e construir conexões reais. Por outro lado, acho que além do senso de pertencimento, um bom líder também precisa saber tomar decisões difíceis e lidar com desafios sem perder a firmeza.
?um líder é quem acolhe, quem direciona, quem repreende, mas também busca soluções junto para melhora dos processos, das performances, das entregas?”
Julia Teles
10 de março, 2025 | 19:28Eu concordo com a autora da materia, tudo
A ideia de que na teto e ma"
arte de
pertencer" sugere que um liden eficar é aquele que consegue se conectán com sua equipe, entender suas necessidades e criar um sentido de comunidade.
"Se há líder, há lidenado, e há, consequentemente, algo que liga uns aos outros.?”
Camila Tavares Souza
10 de março, 2025 | 11:08??O líder atua junto a liderados para alcançar uma meta comum?. Concordo com autora pois acho que um líder deve está próximo aos seus liderados orientando e incentivando sempre os seus demais, para que tenham um ótimo trabalho em equipe e alcancem juntos tais objetivos.”
Augusto da Cunha Santos
10 de março, 2025 | 09:47??Dialogicidade é o caminho para uma liderança saudável para todos.? Eu concordo com a autora pois acredito que o diálogo é a chave do sucesso. Um bom líder sabe a hora de falar e a hora de ouvir! E como liderado nada melhor que um ambiente de trabalho saudável onde você também tem voz!”
Daiane Maura
09 de março, 2025 | 19:10"Acredito que ai esta a chave :um líder é quem acolhe, quem direciona, quem repreende, mas também quem busca soluções junto para a melhora dos processos, das performances, das entregas."
"como faz? Através do dialogo."”
Joana Paula Guimarães
08 de março, 2025 | 17:41Um líder tem que guiar e inspirar sua equipe. Tem q motivar os membros a darem o seu melhor. Promove um ambiente de colaboração e respeito.”
Pedro Alves Frois
07 de março, 2025 | 21:19Liderar é ter empatia com o outro, abrir espaço para o diálogo e fazer com que o outras sinta ouvido e pertencente ao grupo, a organização, núcleo familiar, escola e grupo religioso. O lider tem como seu aliado principal a conversa, o diálogo, não significa que será fácil pois o líder estará lidando com ser humano.”
Eliziane Ribeiro
07 de março, 2025 | 18:53Liderar, é pertencer e se sentir pertencido, é aprender, ensinar, e conduzir.
É abraçar, acolher, é se aproximar e entender que o outro não sou eu!”
Juliana Alves da Cruz
06 de março, 2025 | 17:01Liderar é ter a empatia com o outro, ter diálogo e fazer com que o outro se sinta ouvido e pertencente, seja em uma organização, no núcleo famíliar, na escola.
Um bom líder tem como seu aliado, o diálogo, essa é a peça chave para um bom resultado. Não será fácil pois o líder está lidando com ser humano, com crenças e valores diferentes dos seus.”
Maria Elvira
04 de abril, 2024 | 20:08?timo texto! Excelente abordagem!”