Expo Usipa 2024 02 - 728x90

03 de abril, de 2024 | 12:40

Unileste entre os três melhores centros universitários de Minas

Divulgação
Dentre as graduações do Unileste avaliadas no Enade 2022, todas conquistaram CPC 4Dentre as graduações do Unileste avaliadas no Enade 2022, todas conquistaram CPC 4

Nesta terça-feira (2), o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC) 2022, dois dos mais importantes indicadores de qualidade no contexto educacional nacional. O Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) alcançou o IGC 4, numa escala de 1 a 5, certificando sua excelência. O resultado consagrou a IES como um dos 3 melhores centros universitários particulares de Minas Gerais. A informação foi divulgada pelo Unileste.

“Desde a criação do IGC em 2007, o Unileste se mantém como a única instituição de ensino superior particular na Região Metropolitana do Vale do Aço a alcançar esse resultado notável”, aponta a instituição.

O corpo docente e discente do Centro Universitário também alcançou resultados expressivos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2022, consolidando a instituição como referência em educação superior no Vale do Aço. Dos cursos de graduação em oferta na IES, 95% possuem conceito (CPC) 4 ou 5.

Dentre as graduações do Unileste avaliadas no Enade 2022, todas conquistaram CPC 4: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Publicidade e Propaganda e Psicologia. Em destaque, o curso de Jornalismo obteve a segunda melhor nota entre as instituições particulares de Minas Gerais; as graduações de Ciências Contábeis, Direito e Psicologia também se destacaram, ficando entre os melhores cursos do Vale do Aço, no Enade Contínuo.

"Nossos resultados no Enade são um testemunho da solidez e comprometimento da nossa comunidade acadêmica. As boas notas que nossos estudantes alcançaram no Enade não são meros indicadores de nosso desempenho acadêmico; elas representam a dedicação e a busca constante pela excelência dos nossos professores, estudantes e equipe administrativa. É uma prova de que nossos métodos de ensino, nossos programas e práticas pedagógicas estão alinhados com as demandas educacionais e do mundo do trabalho", ressalta o reitor Genésio Zeferino.

Análise dos indicadores de qualidade
Os métodos de análise do CPC e do IGC levam em consideração os resultados do Enade, que avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação. O cálculo do IGC é realizado anualmente e leva em consideração a média do Conceito Preliminar do Curso (CPC) dos últimos três anos e a avaliação dos cursos de pós-graduação de cada instituição de ensino superior. O Índice varia de 1 a 5 e as instituições com notas 4 e 5 são consideradas de excelência.

São analisados os conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades permitem ao aprofundamento da formação geral e profissional, o nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial, além da satisfação dos universitários com as Instituições de Ensino Superior, avaliado por meio de questionários.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário