03 de abril, de 2024 | 13:00

Sebrae Minas lança projeto para impulsionar setor supermercadista de Ipatinga e região

Alex Ferreira
Evento de lançamento do Inova Super Vale do Aço terá palestra gratuita sobre estratégias inovadoras para aumentar a lucratividade no segmentoEvento de lançamento do Inova Super Vale do Aço terá palestra gratuita sobre estratégias inovadoras para aumentar a lucratividade no segmento

Dos mais de 50 mil supermercados ativos no país, Minas Gerais é o segundo estado com maior número de empreendimentos no segmento, com cerca de 6 mil negócios. De acordo com dados da Receita Federal, até 1º de março deste ano, a Regional Rio Doce e Vale do Aço concentram 558 desses estabelecimentos, sendo 61% micro e pequenas empresas. Para melhorar a gestão e a operação dessas empresas, e torná-las mais competitivas, o Sebrae Minas lança o projeto Inova Super Vale do Aço.

Conforme divulgado pelo Sebrae, a iniciativa será apresentada na próxima quarta-feira (10), às 15h, na Agência de Atendimento em Ipatinga. Na ocasião, será promovida palestra gratuita com o administrador e consultor em gestão e mercado, Gustavo Vannucci. As inscrições podem ser feitas no site da Sympla. Informações: (31) 9 9939-5523.

O Inova Super Vale do Aço é um projeto pioneiro criado pelo Sebrae Minas e tem o apoio da Prefeitura de Ipatinga, Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços da cidade (Aciapi) e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ipatinga (CDL). O objetivo é disseminar boas práticas gerenciais e implementar melhorias nos processos internos das empresas supermercadistas das cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Santana do Paraíso e Belo Oriente. “Queremos ampliar a eficiência operacional, reduzir custos e aprimorar a gestão desses empreendimentos, fortalecendo o setor e promovendo a geração de emprego e renda na região”, explica o gerente do Sebrae Minas da Regional Rio Doce e Vale do Aço, Fabrício César Fernandes.

Inicialmente, dez empresas serão selecionadas para participar das oficinas e consultorias especializadas presenciais. Ao todo serão 12 meses de capacitações divididos em 10 módulos: gestão integrada; métricas e indicadores; precificação e promoção; compras e estoque; layout e planograma, prevenção de Perdas, gestão de pessoas e liderança; e perecíveis: hortifrúti, açougue e padaria.

“Hoje, as micro e pequenas empresas do setor supermercadista lidam não apenas com a pressão dos preços baixos oferecidos pelos ‘atacarejos,’ mas também com a necessidade de manter a qualidade, variedade e experiência do cliente para se destacar no mercado. Não é à toa que enfrentar essa concorrência requer estratégias que permitam que essas empresas se adaptem rapidamente às demandas de consumos e ofereçam valor diferenciado aos consumidores", justifica Fernandes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

José de Moura

03 de abril, 2024 | 15:11

“Quem sabe com o Sebrae a frente melhoram os salários dos comerciários. Por que trabalhar sábado até as 22:00 horas e domingo até as 12:00 horas não é fácil . Quero ver achar quem quer trabalhar nos supermercados só se tiver familia para tratar mesmo . E mesmo assim sem perspectiva de outro emprego.”

Envie seu Comentário