29 de março, de 2024 | 09:50

Centro de Integração Autista organiza passeata de conscientização da causa em Ipatinga

Divulgação
Movimento ocorre na semana que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do AutismoMovimento ocorre na semana que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Na próxima terça-feira (2/4), é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Pensando na importância da data e no que ela representa, o Centro de Integração Autista (CIA) irá promover um evento no primeiro domingo do mês (7/4).

Denominado de ‘MovimenTEA’, a ação vai unir diversos grupos em benefício de uma única razão: promover a conscientização a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Ipatinga.

A solenidade vai começar em frente ao campo do Itamarati, no bairro Bethânia, a partir das 8h. O ponto de encontro irá reunir diversos grupos engajados com a causa autista: ciclistas, motociclistas, ativistas e simpatizantes da causa.

Após o trajeto, que será percorrido de diversas maneiras (carreata, passeata, moto, ciclismo e patins), os participantes vão se encontrar no Parque Ipanema, onde haverá um café da manhã compartilhado. Outras apresentações também estão previstas para ocorrer na data.

Divulgação
O evento é organizado pelo Centro de Integração AutistaO evento é organizado pelo Centro de Integração Autista
Centro de Integração Autista
O CIA de Ipatinga existe desde 2012, e é formado por pais e amigos dos autistas no município, com o objetivo de promover acolhimento, proteção e inclusão social para as pessoas com espectro autista e seus familiares.

De acordo com José Geraldo Lacerda, pai de autista e um dos fundadores da entidade, a missão do MovimenTEA é engajar a comunidade do Vale do Aço com a realidade da causa autista, mobilizando diversos segmentos da sociedade no propósito de trazer consciência sobre os desafios de tantas famílias na região, em uma busca de aceitação, empatia e inclusão.

“Ao longo dos últimos anos, a nossa associação tem promovido uma série de eventos, buscando a conscientização da população e promovendo a inclusão da pessoa com espectro autista, além de pressionar o poder público para que promova políticas voltadas às pessoas com TEA”, explica.

O que é autismo
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e comportamento. É parte de um grupo de condições conhecidas como Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), que podem variar em suas manifestações.

As características do autismo podem incluir dificuldades na comunicação verbal e não verbal, dificuldades na interação social, interesses restritos e comportamentos repetitivos. Essas características geralmente se manifestam nos primeiros anos de vida e podem persistir ao longo da vida da pessoa.

O que causa o Transtorno do Espectro Autista ainda não é completamente compreendido e parece ser multifatorial, envolvendo uma combinação complexa de fatores genéticos e ambientais. Alguns dos fatores que podem desempenhar um papel no surgimento do autismo, incluem: genética; fatores ambientais (podem incluir complicações durante a gravidez ou o parto, exposição a toxinas ambientais, infecções durante a gravidez); interações gene-ambiente e diferenças estruturais e funcionais no cérebro.

Embora muito tenha sido descoberto sobre o autismo nas últimas décadas, ainda há muito a aprender sobre suas causas e mecanismos subjacentes. A pesquisa dos profissionais da saúde continua a explorar essas questões complexas para melhor entender o TEA.

O Transtorno do Espectro Autista é altamente variável e cada pessoa com autismo é única, com suas próprias forças e desafios. O diagnóstico precoce e a intervenção adequada, como terapias comportamentais e educacionais, podem ajudar a melhorar os resultados e a qualidade de vida das pessoas autistas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Sabrina

29 de março, 2024 | 18:11

“Enquanto municípios vizinhos a Ipatinga mg,tem atendimento de multiprofissionais pelo SUS, convênio com uma clinica particular,em Ipatinga o mínimo dois anos de espera para terapia sem aba, valeu prefeito pelos esforços.”

Envie seu Comentário