28 de março, de 2024 | 07:30

Número de casamentos na RMVA em 2022 é quase o dobro do número de divórcios

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
De acordo com o IBGE, houve aumento de 4% nos matrimônios em 2022 De acordo com o IBGE, houve aumento de 4% nos matrimônios em 2022
Por Silvia Miranda - Repórter Diário do Aço
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (27), dos dados de registro civil de 2022. De acordo com o IBGE, houve aumento de 4% nos matrimônios naquele ano. Na região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), foram registrados 3.513 casamentos, sendo 30 deles de união entre pessoas do mesmo sexo. O número de divórcios na região foi de 1.743.

De acordo com o IBGE, houve aumento de 4% nos matrimônios em 2022. Desde 2015, o Brasil passou a registrar uma diminuição do número de casamentos. O ritmo de queda aumentou em 2020, em meio à pandemia, quando o país registrou a maior queda comparada com o ano anterior (25%). Em 2021, o número de uniões subiu para 932 mil até chegar a 970 mil em 2022.

Porém, segundo o IBGE, o número de casamentos ainda é inferior à média anual de 2015 a 2019, de 1,07 milhões de uniões. Na RMVA foram registrados 3.513 casamentos, sendo 14 de união entre cônjuges masculinos e 16 entre cônjuges femininos.

Em Ipatinga, os casamentos somam 1.980 registros; já Coronel Fabriciano registrou 826 uniões em cartório; no município de Timóteo foram 533 e em Santana do Paraíso o IBGE aponta 144.

Nos divórcios concedidos em 1ª instância, por natureza do processo e regime de bens do casamento, segundo o lugar da ação do processo, Ipatinga contabiliza 1.113 separações, enquanto Coronel Fabriciano soma 385, Timóteo 245 e Santana do Paraíso nenhum divórcio nesta classificação.

O gerente regional do IBGE, Douglas Menezes, explica que no caso de divórcio, há duas formas no Brasil. Uma é o judicial, quando o casal comparece ao fórum acompanhado de advogado e abre um processo. E o extrajudicial, quando o divórcio é consensual, o casal não tem filho menor de idade e há um acordo entre as partes e por isso não é necessário fazer uma escritura de divórcio no tabelionato e não precisa ir ao fórum.

"Então tabelionato, todo município tem, pelo menos um. Mas fórum, aqui na nossa região, a gente só tem comarca em Fabriciano, Timóteo, Ipatinga e Mesquita. Então, em alguns municípios, você não vai ter registro de divórcio judicial, porque não tem comarca, como, por exemplo, Santana do Paraíso, a comarca responsável é Ipatinga", esclarece.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário