27 de março, de 2024 | 17:28

Ipatinga será representada na disputa de xadrez da etapa microrregional do Jemg

Divulgação
Os alunos integram a Escola Municipal Padre Cícero de Castro e o Colégio São Francisco XavierOs alunos integram a Escola Municipal Padre Cícero de Castro e o Colégio São Francisco Xavier

Na próxima quinta-feira (4/4), será realizada a primeira etapa microrregional do torneio de Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), no Acesita Esporte Clube, localizado na rua José Cirênio Pires Guerra, número 33, bairro Funcionários, em Timóteo. Estudantes de Ipatinga participarão da disputa de xadrez.

Trata-se de uma competição esportiva em que as escolas públicas e particulares do estado se enfrentam. As olimpíadas são decorrentes do projeto Minas Esporte do Governo do Estado. A realização é uma colaboração com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

Os alunos disputarão o Módulo 1 e 2 Masculino e Feminino de Xadrez. A equipe será composta por seis alunos da Escola Municipal Padre Cícero de Castro, em Ipatinga (Charles Mateus, Thaylon Miguel, João Miguel, Isabelly Duarte, Thalita Luciana e Emanuely Vitoria) e do Colégio São Francisco Xavier, da mesma cidade, (Laís Falcão).

Os jovens, que fazem parte do sexto e do nono ano do ensino fundamental, enfrentarão alunos de toda a rede escolar de Minas. Caso vençam, irão para a etapa regional. E caso fiquem entre os três primeiros colocados em cada etapa enfrentada, disputarão a etapa estadual. Na regra de cada etapa (microrregional, regional e estadual), caso os estudantes fiquem entre os três primeiros lugares, avançam para a próxima fase.

Representatividade
O treinador da equipe de xadrez que representará Ipatinga na competição, Helamã Rocha, destaca que é uma honra retratar este esporte com a cidade. “Vamos em busca de novos desafios, e quem sabe um lugar no pódio. É importante evidenciar um esporte que vem crescendo cada vez mais nas escolas e na nossa região, o que é e será de grande valia para esta nova geração”, afirma.
Ele também enfatiza que o xadrez tende a ajudar os jovens em diversos aspectos, em especial, no raciocínio lógico.
“Esse tipo de esporte ajuda as crianças na tomada de decisões, especialmente na questão da disciplina. Percebe-se que os jogadores são muito mais disciplinados. Trata-se de um jogo que você joga mais em silêncio. Tem que pensar mais. Além disso, também desenvolve a questão do cálculo, a questão matemática. Isso acaba ajudando em outras disciplinas escolares também”, conclui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário