CADERNO IPATINGA 2024

27 de março, de 2024 | 16:00

Mostra Liberdade e Fé passeia pelas artes e tradições de Minas

Rede Minas/Divulgação
Plataforma pública exibe filmes: crenças e devoçãoPlataforma pública exibe filmes: crenças e devoção
A crença e a devoção fazem parte das tradições do povo mineiro. Os cultos tomam conta das ruas e dos templos e mantêm vivos muitos rituais de origem centenária. Algumas dessas celebrações religiosas se tornaram patrimônio. Para festejar o credo e a cultura de Minas Gerais, a plataforma pública de streaming EMCplay estreia a “Mostra Liberdade e Fé”, nesta quinta-feira (28).

A programação completa inclui filmes e programas diversos que valorizam a ficção, a arte e o turismo, em temas que passeiam pela religiosidade e pelas tradições culturais mineiras. Destaque para Ouro Preto, cidade que é palco de dois documentários disponíveis no catálogo.

A arte de Aleijadinho ganha destaque no catálogo A arte de Aleijadinho ganha destaque no catálogo
Ouro Preto é cenário do “Especial Aleijadinho - Gênio da arte brasileira”, produzido pela Rede Minas. O documentário apresenta a trajetória do artista, abordando mitos e curiosidades. A obra mostra a cidade histórica onde ele viveu e os estilos barroco e rococó que marcaram o seu trabalho. As obras do mulato que conseguiu se destacar em uma sociedade escravista e hoje é reconhecido pela humanidade por sua grandiosidade é tema de análise de especialistas e estudiosos. Conduzido pelo jornalista Luciano Moreira, o filme ainda traz para a tela a valorização de suas peças no mercado, que atrai a atenção de devotos, amantes da arte e colecionadores.

A produção de Especial Aleijadinho conseguiu reunir, no documentário, grandes nomes da história, da literatura e das artes que falam sobre o mestre que deu vida ao sagrado e imortalizou personagens bíblicos. Entre eles, as historiadoras Deolinda Alice dos Santos, Adalgisa Arantes e Myriam Ribeiro de Oliveira. Além disso, há depoimentos da escritora Guiomar de Grammont e do arquiteto André D’Angelo.

No catálogo da “Mostra Liberdade e Fé” tem, também, “A fé que canta e dança”, de Vinícius Terror. O diretor dedicou dez anos para produzir o documentário que mostra a história da guarda de Congo de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, em Ouro Preto. Como também é fotógrafo, Vinícius foi capaz de passar para a tela registros sensíveis que mostram a força das tradições religiosas. São grupos que expressam a crença por tambores, cantorias e vestimentas ricas com adereços. Eles tentam manter viva a origem de seu povo. No filme, é possível vivenciar um pouco desse espetáculo de fé do congado à da Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário.

Documentário valoriza a história e as crenças popularesDocumentário valoriza a história e as crenças populares
Catálogo de qualidade
Esses são alguns dos títulos da “Mostra Liberdade e Fé”, que ficam disponíveis de 28 de março a 10 de abril na plataforma de streaming pública EMCplay. Além dessa atração especial, o serviço conta com um catálogo extenso com longas, curtas, séries, shows e espetáculos de qualidade. Nessa vitrine gratuita da produção audiovisual mineira tem, também, conteúdos especiais da Rede Minas e da rádio Inconfidência e a programação, ao vivo, dessas emissoras. O acesso é pelo site emcplay.com ou pelo aplicativo disponibilizado no Google Play e Apple Store.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário