27 de março, de 2024 | 15:00

Usiminas divulga plano de descarbonização

Divulgação
A siderúrgica estruturou o plano de descarbonização em quatro grandes eixos de atuaçãoA siderúrgica estruturou o plano de descarbonização em quatro grandes eixos de atuação

A Usiminas divulgou nesta quarta-feira (27) o seu Plano de Descarbonização. A iniciativa é parte da agenda ESG (meio-ambiente, social e governança, da sigla em inglês) da companhia e busca reduzir a intensidade das emissões de gases de efeito estufa nas operações da empresa. O plano prevê uma redução de 15%, até 2030, na intensidade* de emissões por tonelada de aço bruto produzido, considerando 2019 como ano base. A informação foi divulgada pela siderúrgica.

A Usiminas estruturou o plano de descarbonização em quatro grandes eixos de atuação. O principal, já em andamento, é a eficiência energética. Nesse pilar, o destaque é a reforma do Alto-Forno 3, o maior da empresa, concluída no fim de 2023. A renovação total do equipamento já vem trazendo ganhos no consumo de combustíveis e de produtividade, possibilitando redução de emissões de CO2.

Ainda dentro do eixo de eficiência energética, a empresa seguirá promovendo o melhor aproveitamento dos gases do processo siderúrgico, como combustível, e avançando na gestão do consumo energético global em todas as operações, reduzindo perdas e otimizando processos.

Os outros eixos preveem a otimização do mix de matérias primas dos processos, com aumento da utilização de sucata metálica na fabricação do aço; aplicação de biomassa em substituição parcial ao carvão e coque siderúrgico e maior utilização de energia renovável.

“A descarbonização não é apenas uma prioridade ambiental, mas também uma oportunidade para impulsionar a inovação, a competitividade e o crescimento sustentável de longo prazo”, destaca Marcelo Chara, Presidente da Usiminas.

* Intensidade relativa aos Escopos 1 e 2, tCO2e / t aço ou tonelada de CO2 emitida por tonelada de aço bruto produzido, em relação ao ano base de 2019 (Metodologia World Steel Association WSA).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário