23 de março, de 2024 | 12:30

Tombamento do Parque Ipanema completa 24 anos neste domingo

Matheus Valadares
Há 24 anos era sancionada lei que protege o parque e os seus equipamentosHá 24 anos era sancionada lei que protege o parque e os seus equipamentos

O Parque Ipanema, que sedia neste domingo (24) o tradicional “Pescando no Parque”, estará mais lotado do que nunca. O cartão postal de Ipatinga, que tanto encanta a quem visita a cidade, tem uma longa história e, por pouco, não se tornou mais um bairro de Ipatinga. As bases de residências que começaram a ser construídas existem até hoje sob as mangueiras ao lado das quadras de peteca. E justamente neste domingo completa 24 anos da sanção da Lei 1.763, em 24 de março de 2000, pelo então prefeito Chico Ferramenta. De autoria do então vereador Robinson Ayres Pimenta, a lei trata do tombamento do Parque Ipanema pelo Patrimônio Histórico e Artístico Municipal.

Autor do livro Ipatinga Cidade Jardim e colunista do Diário do Aço, José Augusto de Mores explica que o planejamento do atual Parque Ipanema teve início na década de 1970, quando a administração pública e a Usiminas tinham objetivo de desenvolver um parque urbano que margeasse o Ribeirão Ipanema. Originalmente, o espaço seria chamado de Vale Verde.
Divulgação
Neste domingo o parque estará lotado, com o tradicional evento da pescaria que antecede a Semana Santa Neste domingo o parque estará lotado, com o tradicional evento da pescaria que antecede a Semana Santa

Aliado a isso, havia por parte da população uma demanda para a construção de áreas de lazer na cidade. O parque foi projetado, com o objetivo inicial de preservar a margem do Ribeirão Ipanema, sendo um dos últimos projetos do paisagista Roberto Burle Marx, que foi contratado em 1985. A área selecionada ainda não havia sido ocupada e era de propriedade da Usiminas, estando localizada em meio aos bairros Iguaçu, Jardim Panorama, Veneza, Centro e Novo Cruzeiro, o que facilitaria o acesso a boa parte da população.

Início das obras
As obras do parque foram iniciadas em 1980, com a realização da terraplanagem, drenagem, tratamento das margens do Ribeirão Ipanema, plantio de grama, arborização e locação das vias internas e da atual avenida Roberto Burle Marx, que dá acesso ao parque. Após a paralisação das obras por alguns anos, Roberto Burle Marx foi contratado, em 1985, para a idealização do projeto paisagístico. Parte da arborização plantada originalmente foi depredada durante o tempo em que a construção foi abandonada, obrigando a realização de um replantio.
Arquivo
O começo da construção do Parque Ipanema, na década 1970O começo da construção do Parque Ipanema, na década 1970

Inauguração
A inauguração do parque ocorreu aos poucos nos anos e décadas seguintes devido a problemas com a desapropriação de áreas ao redor, onde deveriam ser implantadas continuações do parque, algumas das quais só vieram a se consolidar na década de 2000. Era grande a pressão para que a área e o entorno fossem loteados, como sempre ocorre, com a justificativa de “demanda em nome do desenvolvimento”. O enfrentamento do poder econômico do setor imobiliário foi compensador, quando se percebe que Ipatinga tem hoje um dos mais belos e amplos parques urbanos do Estado de Minas Gerais.

Equipamentos
O Parque Ipanema tem uma área estimada em 1,1 km², dentro dos quais estão plantadas cerca de 12 mil árvores, sendo considerado uma das maiores áreas verdes do país localizadas dentro de um perímetro urbano.
O interior do parque abriga um parque infantil, o Parque da Ciência, quadras poliesportivas, campos de futebol, pistas de caminhada, calçada compartilhada de pedestres e ciclistas na avenida Roberto Burle Marx, à margem direita do parque e teatro de arena. Seu complexo, no entanto, abrange equipamentos como a Estrada de Ferro Caminho das Águas, com sua extensão de 2,6 km; o Viveiro Municipal; o Kartódromo Internacional Emerson Fittipaldi (Kart Clube Ipatinga); e o Estádio Municipal João Lamego Netto.
Arquivo
O renomado paisagista Roberto Burle Marx, acompanhado à  esquerda por Farias e à esquerda, Oduvaldo Molica, atrás o então prefeito Jamil Selim de Sales, Zé Maria e o fotógrafo Gravatinha    O renomado paisagista Roberto Burle Marx, acompanhado à esquerda por Farias e à esquerda, Oduvaldo Molica, atrás o então prefeito Jamil Selim de Sales, Zé Maria e o fotógrafo Gravatinha

Inauguração de equipamentos
Integrados ao parque, na mesma região, foram construídos o Viveiro Municipal, concluído em 1981; o Kartódromo Emerson Fittipaldi, inaugurado em 20 de outubro de 1982; o Estádio Municipal João Lamego Netto (antigo Estádio Municipal Epaminondas Mendes Brito), o Ipatingão, inaugurado em 23 de novembro de 1982; e o Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, inaugurado em 1991.

Também houve a inauguração da Estrada de Ferro Caminho das Águas em 12 de junho de 1999 e do Parque da Ciência em 29 de julho de 2000. A estrada de ferro, utilizada para passeios entre o parque e a chamada Estação Pouso de Água Limpa. A Estação Pouso de Água Limpa foi tombada como patrimônio cultural municipal pela Lei nº 1.727, de 4 de novembro de 1999, e o Parque Ipanema por completo teve seu tombamento decretado pela Lei nº 1.763, de 24 de março de 2000.
Alex Ferreira
Visão noturna parcial do Parque Ipanema Visão noturna parcial do Parque Ipanema

A estrutura e o Verde
Em 2013 um levantamento oficial mostrou que havia cerca de 12 mil árvores plantadas em sua área total de 1 milhão de m², que contribuem para que o parque seja apontado como a maior área verde urbana de Minas Gerais e uma das maiores do país. No mesmo ano foram contadas 60 espécies da flora com destaque aos ipês, palmeiras e árvores frutíferas (caju, abil, achachairu, cajá-manga, manga e amora silvestre estão entre elas). Em meio aos espaços dos jardins e aos caminhos demarcados, encontra-se um lago artificial de 9.347 m² paralelo ao curso do Ribeirão Ipanema, com uma pequena ilha elevada em seu centro onde ergue-se um cata-vento, cujo acesso é possível por meio de duas passarelas de madeira.

Kartódromo
O Kartódromo Internacional Emerson Fittipaldi, com sua pista de 1.200 metros de extensão, ocasionalmente sedia etapas estaduais ou nacionais de competições de kart. Em 1985, durante uma etapa do Campeonato Brasileiro de Kart, obteve um público de 40 mil pessoas em suas arquibancadas e no gramado. Em 2004, passou por reformas para se adequar aos quesitos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Federação Internacional do Automóvel (FIA), Federação Mineira de Automobilismo (FMA), quando recebeu o título de "kartódromo internacional". O Kart Clube de Ipatinga, existente no local, é mantido por voluntários.
Divulgação KCI
Kartódromo Emerson Fittipaldi tem pista de 1.200 metros de extensãoKartódromo Emerson Fittipaldi tem pista de 1.200 metros de extensão

Caminho das Águas
Em situação adversa se encontra a Estrada de Ferro Caminho das Águas, pela qual uma Maria Fumaça que puxava dois vagões de passageiros circulava entre o parque e a Estação Pouso de Água Limpa, em um passeio turístico de 2,6 quilômetros na margem direita do Ribeirão Ipanema. A linha ainda existe, entretanto está desativada.

Centro Esportivo e Cultural, Viveiro e Estádio
Dentre os demais equipamentos que encontram-se integrados ao complexo do Parque Ipanema estão o Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, que conta com quadras poliesportivas e campos de futebol; o Viveiro Municipal, onde são cultivadas as mudas frutíferas, ornamentais, arbóreas e medicinais utilizadas nos logradouros ou que podem ser adquiridas pela população; além do Estádio Municipal João Lamego Netto, que é o principal estádio da cidade e do Vale do Aço e tem capacidade total para até 23 mil pessoas.
Alex Ferreira
Nascer do sol em manhã de inverno no parque Nascer do sol em manhã de inverno no parque

Parque da Ciência
O Parque da Ciência ocasionalmente é aberto para a realização de mostras de ciências e astronomia e recebe visitas organizadas por escolas da região, no entanto suas atividades são desativadas temporariamente em algumas ocasiões. Em 2002, recebeu o III Prêmio de Divulgação Científica "Francisco de Assis Magalhães Gomes", por sua relevância em âmbito estadual, e foi inscrito na Associação Brasileira de Centro e Museus de Ciências (ABCMC).

Feirarte
A feira de Artes e Artesanatos que funcionou por muito tempo ao lado da Prefeitura de Ipatinga, foi transferida para o Parque Ipanema onde funciona toda tarde de sábado e aos domingos, em feriados e datas comemorativas.

Eventos
O parque ocasionalmente é palco de eventos que demandam uma expectativa de público maior. O palco é montado sempre na avenida Roberto Burle Marx.

Destacam-se algumas atividades tradicionais, dentre elas, a encenação da Paixão de Cristo, na Semana Santa; as festividades do aniversário da cidade, que é comemorado em 29 de abril; além de espetáculos musicais e culturais diversos. Em datas específicas o lago do Parque Ipanema é liberado para pescarias coletivas.

No período que antecede o Natal há ornamentação especial e é aberta a casinha do Papai Noel, onde é exposto um presépio, além da organização de cantatas natalinas em alguns anos. (Colaborou o historiador José Augusto de Moraes)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Cidadão José

24 de março, 2024 | 17:17

“?timo local de lazer... só é inseguro em qualquer horário ou dia. Perto de vários pontos de venda de drogas como a av maanaim, rua araxá e próximos aos motéis...esses viciados estão sempre circulando no parque, usando drogas ou roubando pra bancar o vício...e isso gera também todas as dezenas de pessoas que também já foram "tombadas" nos arredores do parque Ipanema...”

Ipatinguense

24 de março, 2024 | 09:21

“4 anos se passaram e a atual administração nada fez para melhorar o parque. Nem os buracos da calçada externa eles tiveram coragem de tampar. As últimas melhorias foram feitas pelo governo anterior.”

Rafael

23 de março, 2024 | 15:10

“Desde 1975, quando mudamos só BJ para o Iguaçu, o Parque Ipanema ícone do minha infância, passeios feito pela escola, finais de semana com colegas. Lembro quando se usavam suas vias internas, para o pessoal treinar dirigindo carro. Uma vez, minha mãe levou uma batida de uma Kombi, juntou maior galera querendo despertar a Kombi ( kkkkkk ). Parabéns ao Parque Ipanema, obrigado por dispor de lazer para as famílias que hoje o frequenta.”

Envie seu Comentário