Expo Usipa 2024 02 - 728x90

22 de março, de 2024 | 17:00

Festival reúne violoncelistas de várias partes do mundo em Minas

Silvia Vilaça/Divulgação CMOB
Ensaio na Capela de Santana da Fazenda Pé do MorroEnsaio na Capela de Santana da Fazenda Pé do Morro
A Casa de Música de Ouro Branco comemora, em 2024, os dez anos do seu Festival de Violoncelos. A programação será intensa, a partir deste sábado (23) até o próximo dia 30 de março, com cursos, oficinas, palestras e concertos em Ouro Branco, Ouro Preto e Belo Horizonte. A produção informa que esta edição recebe o nome de “Festival das Nações”, pelo fato de reunir em Minas Gerais músicos conceituados vindos de diversas partes do mundo, incluindo Espanha, Itália e Alemanha. Além disso, 53 alunos foram selecionados para participar das atividades e máster classes.

“Nosso festival sempre teve a participação de convidados internacionais, assim como mantém uma parceria de muitos anos com músicos brasileiros. Este ano, tivemos a ideia de celebrar esse intercâmbio cultural e afetivo com o tema ‘’Festival das Nações. Acredito que a troca de saberes seja essencial para a formação musical, tanto para os alunos brasileiros quanto para os estrangeiros”, afirma Kênia Libanio, coordenadora da Casa de Música e diretora geral do festival.

A direção artística do evento é do violoncelista Matias de Oliveira Pinto (Brasil/Alemanha). Além de Matias, outros violoncelistas confirmados são: Márcio Carneiro (Brasil/Suíça); Kayami Satomi (Brasil); Eduardo Swerts (Brasil); Fábio Presgrave (Brasil); Victoria Saldarini (Bélgica/Itália); Elisabeth Fürniss (Alemanha); Núria Rosa Muntañola (Espanha); Hugo Pilger (Brasil); Maria Eduarda Canabarro (Brasil), Milene Jorge Aliverti (Brasil) e Risa Adachi (pianista - Japão).

Casa de Música
A entidade cultural sem fins lucrativos Casa de Música de Ouro Branco, com mais de 20 anos de atuação, tornou-se uma das maiores referências em Minas Gerais de ensino e difusão da música erudita. O trabalho da entidade se destaca pela formação de crianças e adolescentes e por todas as iniciativas que realiza em prol da comunidade local.

Atualmente, são 180 alunos do núcleo Pioneiros e 70 alunos do núcleo Luzia Augusta (Ponto de Cultura e Aliança pela Vida) que integram os projetos de formação e profissionalização. São oferecidos os cursos de musicalização, flauta-doce, percepção musical, prática de orquestra, flauta-transversal, clarineta, oboé, piano, violão, violino, viola, violoncelo e contrabaixo para alunos e alunas de 7 a 17 anos. Além disso, a Casa de Música promove a Semana da Música, o Festival de Violoncelos, a série Concertos para Ouro Branco e mantém a Jovem Orquestra de Ouro Branco - JOOB, além de projetos como a Gastrofônica, o Descobrindo Sabores e diversos espetáculos cênico-musicais. Mais informações no site www.casademusica.org.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário