Expo Usipa 2024 02 - 728x90

21 de março, de 2024 | 17:30

Festival destaca a gastronomia na Rota do Mutum

Fotos: Divulgação
Receitas caseiras são atrações saborosas do festivalReceitas caseiras são atrações saborosas do festival
Neste próximo fim de semana - sábado (23) e domingo (24) -, o município de Ipaba, no Colar Metropolitano do Vale do Aço, vai sediar a edição do Festival Gastronômico Rota do Mutum, iniciativa inspirada no roteiro turístico que percorre algumas das atrações naturais e culturais da região. O evento com entrada gratuita será realizado no estacionamento do campo de futebol da cidade, a partir das 10h, reunindo produtos culinários, shows musicais e brinquedos para as crianças

Conforme a organização do evento, inicialmente, a Rota do Mutum é promovida desde 2019, aposta na qualidade e no potencial do turismo regional “e permite a apreciação e a contemplação das nossas riquezas regionais, da nossa história e do acolhimento, uma característica forte dos mineiros”.

O roteiro turístico foi criado com o apoio da Prefeitura de Ipaba, da Cenibra e de um grupo de empreendedores. São, aproximadamente, 50 km de percurso, visitando cinco empreendimentos estabelecidos em áreas rurais e os atrativos naturais do município. O nome do circuito é derivado de um projeto mantido pela empresa de celulose e voltado para a reintrodução de aves típicas da região ameaçadas de extinção e que tem a sua base na Fazenda Macedônia, na cidade de Ipaba.

“Das belezas que podemos apreciar durante os roteiros, temos a fauna, a flora, as trilhas, as culturas e, como ponto forte, a gastronomia. Repleta de produtos artesanais de qualidade, tradição e sabor, a Rota do Mutum vai além do paladar e permite conhecer de perto os produtores, os preparos e os processos”, ressalta a produção.

A culinária mineira conquista os turistas na regiãoA culinária mineira conquista os turistas na região
Em função da repercussão positiva desse roteiro turístico, surgiu a ideia de promover o Festival Gastronômico Rota do Mutum, informa a produção, por iniciativa da empresa Palmito Doce Vida. O projeto é aprovado pela Fundação Renova por meio do Edital Doce 2, com apoio da Cenibra, da Prefeitura do Ipaba, da Nossa Net, do Sebrae e da Rota do Mutum.

“Quem for [ao evento], poderá experimentar um pouco da gastronomia local com pessoas que fazem mais do que produtos, contam também suas histórias de vida através de suas criações”, destaca a produção. A programação do festival inclui shows musicais com o grupo Tsunami do Forró e a dupla Marconi e Diego, brinquedos para a criançada, produtos artesanais e, é claro, muita comida gostosa. “Venha e traga sua família para se divertir e prestigiar esse momento”, convidam os organizadores.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário