21 de março, de 2024 | 08:00
Programação da Semana Santa em Coronel Fabriciano tem início nesta sexta-feira
Arquivo Paróquia
Atração principal reúne em média 160 pessoas trabalhando na atuação e produção do teatro

A tradicional programação da Semana Santa, promovida pela Paróquia São Sebastião, em Coronel Fabriciano, começa nesta sexta-feira (22). Até o Domingo de Páscoa serão várias celebrações, entre missas, procissões e a encenação do teatro para retratar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. A tradição é realizada há 78 anos no município.
Também conhecida como Semana da Paixão, é o período entre o domingo de Ramos ao domingo de Páscoa. Além de ser uma data importante para a comunidade cristã, em Coronel Fabriciano é um evento de destaque, atraindo diversas pessoas que participam das celebrações e procissões. Desde 2014, o evento é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do município.
A programação tem início às 19h do dia 22, com Caminhada Penitencial Luminosa, saindo da porta da Catedral. Haverá celebrações e missas ao longo de todos os dias, até o Domingo de Páscoa, (31). O grande destaque é a encenação do Teatro da Paixão de Cristo, agendado para a Sexta-Feira da Paixão, dia 29, às 18h, no pátio da Rádio Educadora, no Centro.
O Teatro da Paixão de Cristo atrai o maior público dentre as atrações propostas. O historiador Amir José de Melo explica que a atração reúne em média 160 pessoas trabalhando em sua produção, entre atores e figurantes. "Para que o espetáculo aconteça a contento, toda uma equipe de profissionais esforça-se num trabalho voluntário conjunto. São operários, cenógrafos, figurinistas, cabeleireiros, maquiadores, iluminadores e outros", detalha.
Amir de Melo também ressalta como a tradição vem se mantendo, apesar das dificuldades, especialmente, pelo processo de aculturação que vem passando nos últimos anos. Todos os detalhes da programação da Semana Santa podem ser consultados na página da paróquia na internet: saosebastiaofabriciano.com.br/
História
A programação foi implantada pelo padre Deolindo Coelho, em 1946, quando o religioso realizou o processo de implantação da Paróquia São Sebastião. Conforme Amir José de Melo, entre os trabalhos realizados, padre Deolindo reuniu as lideranças da comunidade, para organizar a programação, além de arrecadar recursos para a semana santa.
Assim foi possível a compra das vestes e de todos os objetos, desde cruz profissional, lanternas e outros. "Assim, a Semana Santa, já no seu primeiro ano de realização, começou grandiosa. Foram realizadas todas as procissões e rituais, como uma programação que seguiu um padrão comum às cidades mineiras e, em especial, nas cidades históricas", conta Amir.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]