20 de março, de 2024 | 08:00
Outono chega com a expectativa de clima mais ameno no Vale do Aço
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
O verão despediu-se” do Brasil nesta terça-feira (19), e foi marcado, principalmente, pelas ondas de calor que elevaram as temperaturas em até 5ºC. A estação, naturalmente quente, foi afetada pelo fenômeno climático El Niño, além das mudanças climáticas.
Conforme já divulgado pelo Diário do Aço, a estação meteorológica de Timóteo registrou 34,3ºC no domingo (17), alcançando o maior patamar referente ao mês de março desde de 2015, conforme dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Porém, com a chegada do outono nesta quarta-feira (20), a tendência é que haja redução das temperaturas e do índice de chuvas na região, apesar de que alguns dias podem ser marcados por temperaturas acima dos 30ºC.
O período é marcado pela redução das chuvas em toda a região do Vale do Aço, assim como também redução das temperaturas, além de baixos índices de umidade relativa do ar. Neste período de transição entre o verão e o inverno, é comum ainda termos características das duas estações”, explica o meteorologista do Inmet, Claudemir Azevedo.
O especialista afirma que a estação também terá a chegada de massa de ar fria, fazendo com que as temperaturas se aproximem do clima do inverno. A perspectiva para o outono 2024 é que tenhamos chuva dentro da média climatológica para o Vale do Aço e temperaturas ainda acima da média, porém, com as chegadas de massas de ar frio, podem ocorrer temperaturas mais baixas em toda a região”, projeta Claudemir.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Joao Batista de Souza
20 de março, 2024 | 08:43Graças a Deus o frio está chegando a melhor época do ano .”