19 de março, de 2024 | 14:33
Projeto educacional em Coronel Fabriciano é finalista de concurso nacional
Divulgação
O projeto A arte do fotolhar usou propostas da disciplina de Arte para colocar as crianças em contato com a linguagem da fotografia

Um projeto de educação desenvolvido no ensino público de Coronel Fabriciano foi selecionado para a final do concurso nacional Aprende Brasil Criativo e pode ser premiado entre centenas de projetos de todo o país. O anúncio dos vencedores está marcado para o dia 2 de abril, em Curitiba/PR, e terá a participação dos professores responsáveis por cada uma das propostas finalistas e dos secretários de Educação dos municípios que representam. A informação foi divulgada nesta terça-feira (19) pela assessoria de comunicação da Aprende Brasil Educação, instituição que promove o concurso.
De acordo com a gerente de marketing e produto da Aprende Brasil, Damila Bonato, o concurso, em sua segunda edição, é uma forma de reconhecer a criatividade no ensino oferecido às crianças. É uma vitrine de boas práticas e uma maneira de reconhecer os projetos desenvolvidos pelos professores, que se dedicam a entregar um ensino baseado não apenas na teoria, mas nas vivências”, pontua.
Coronel Fabriciano
Na Escola Municipal Vereador Paulo Franklin, em Coronel Fabriciano, a professora Fernanda Carvalho escolheu a fotografia para desenvolver um projeto único com os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. O projeto A arte do fotolhar” usou propostas da disciplina de Arte para colocar as crianças em contato com a linguagem da fotografia e instigar o olhar para as diferentes possibilidades que ela oferece.
Dois fotógrafos foram convidados a gravar um vídeo contando sua trajetória e dando dicas de fotografia. Os dois nasceram no Vale do Aço, estudaram em escola pública e são referências internacionais na profissão”, detalha Fernanda.
Depois de assistirem aos vídeos dos fotógrafos profissionais, os estudantes foram convidados a fotografar a escola de forma criativa e artística. O objetivo foi exercitar o olhar dos alunos, fazendo-os compreender que em um lugar rotineiro há muita beleza e que cabe a cada um desvendá-la”, afirma a professora.
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