CADERNO IPATINGA 2024

18 de março, de 2024 | 16:00

Exposição Essas Mulheres reúne obras de 43 artistas

Fotos: Elvira Nascimento
Mostra celebra o universo feminino e valoriza a arteMostra celebra o universo feminino e valoriza a arte
O universo feminino retratado nas mais diversas linguagens artísticas. Esse é o tom da exposição “Essas Mulheres”, lançada pela Fundação Aperam Acesita exatamente no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, em Timóteo. Em sua 28ª edição, a mostra coletiva apresenta obras de 43 artistas do Vale do Aço, Belo Horizonte e Marília, e pode ser apreciada gratuitamente até o dia 30 de abril.

Personagens e silhuetas femininas, mulheres negras, religiosidade, sentimentos, emoções, luto, paisagens naturais e mandalas são temas tratados pelas artistas nas linguagens artísticas de pintura em tela, pontilhismo, desenhos realistas, bordados, amigurumi, instalação e escultura em argila.

Alunos de música da CAIS se apresentaram na aberturaAlunos de música da CAIS se apresentaram na abertura
A abertura da exposição foi embalada pela apresentação musical dos alunos da Casa de Artes e Inclusão Social (CAIS) e show da cantora Amanda do Carmo. O prefeito Douglas Willkys, familiares e convidados das artistas, também, marcaram presenças no evento de abertura da mostra. “Celebraremos os 30 anos da Fundação Aperam Acesita em 2024 tornando efetiva a máxima de que a mulher deve e pode estar onde ela quiser. Esta exposição, há 28 anos, busca visibilidade para a arte feita pelas mulheres, assim como a empresa tem se dedicado a ampliar as oportunidades para as mulheres na indústria”, declarou o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.

Arte diária
Marina Dora Poggiali, artista plástica e dentista, participa da mostra “Essas Mulheres” com uma instalação. “A mulher vive diariamente com a arte de vencer desafios, entre dores e alegrias. O afeto, o cuidado, a escuta amorosa, a convivência familiar, a nossa sensibilidade nos inspira a criar. A exposição traz o legado de mulheres fortes e poderosas”, comentou.

A cantora Amanda do Carmo fez show no eventoA cantora Amanda do Carmo fez show no evento
Ao participar pela primeira vez da exposição em Timóteo, a artista plástica e professora de artes Dani Saggioro mostra telas que contam parte de sua história, usando técnicas como pintura em óleo, nanquim e bordado. “Uma oportunidade e tanto poder mostrar nossas obras em uma galeria como a da Fundação. É uma exposição muito rica. Temos artistas de várias gerações com olhar atual sobre a arte”, revelou.

A produção informa que os visitantes da exposição poderão avaliar as obras expostas e eleger as suas preferidas. A artista da obra vencedora entre as preferidas do público será premiada pela Fundação Aperam Acesita.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário