CADERNO IPATINGA 2024

17 de março, de 2024 | 00:01

Educação patrimonial mobiliza mais de mil alunos na região

Warley Soares/Divulgação
O Instituto Usiminas beneficia mil estudantes no programa O Instituto Usiminas beneficia mil estudantes no programa
Na última sexta-feira (15/3), data em que se comemora o Dia da Escola, o Instituto Usiminas celebrou a marca de 1.014 pessoas, entre estudantes e professores, contempladas em sua primeira ação do ano voltada ao público escolar. Com o programa Instituto Usiminas na Escola, quatro instituições de ensino de Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso receberam oficinas criativas e os alunos visitaram o Centro de Memória Usiminas, no bairro Castelo, em Ipatinga.

A ação, promovida em fevereiro, marcou a abertura da programação educativa permanente, anual e gratuita oferecida para escolas do Vale do Aço. A iniciativa é uma ação de contrapartida social do projeto implantação do Centro de Memória Usiminas, que é realizado pelo Instituto Usiminas e patrocinado pela Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Alunos em atividades educativas no Centro de Memória Usiminas: ''a gente aprende muita coisa''Alunos em atividades educativas no Centro de Memória Usiminas: ''a gente aprende muita coisa''
Soltar a imaginação
Em 34 encontros, os estudantes foram convidados a soltar a imaginação, expressando por meio de desenhos o que representa um patrimônio para eles. Após as oficinas nas escolas, os participantes foram conhecer o Centro de Memória Usiminas, com transporte gratuito para deslocamento. “A gente aprende muita coisa na escola, mas saindo desse ambiente podemos aprender muito mais. Foi muito legal, eu gostei muito e quero voltar de novo”, afirmou a estudante Diana de Souza Camilo.

A diretora da Escola Estadual Joaquim Eliziário da Silva, localizada em Santana do Paraíso, Fabrícia de Paula Boaventura, frisa a importância da iniciativa como forma de contribuir para o aprendizado dos alunos. “Estudar, aprender e adquirir conhecimento não está limitado ao livro didático, a um conteúdo ou componente escolar, vai muito além. E o Instituto Usiminas está trazendo isso”, comentou.

As atividades educativas do Instituto Usiminas estão conectadas com diretrizes da Base Nacional Comum Curricular para o ensino das artes nas escolas e que estabelece as aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver. “Estamos em constante diálogo com as escolas, recebendo-as em nossas atrações e indo até as salas de aula. Para nós, o Instituto Usiminas na Escola é mais uma maneira de contribuirmos para o processo de formação e aprendizado de estudantes e professores”, salienta a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal. O agendamento para atrações da programação educativa do Instituto Usiminas pode ser feito pelo WhatsApp: (31) 98437-3330.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário