Expo Usipa 2024 02 - 728x90

15 de março, de 2024 | 15:10

IEF orienta população sobre cuidados ao avistar onças-pintadas na região do Perd

Evandro Rodney
Perd é maior reserva de Mata Atlântica de MG e abriga uma extensa variedade de espécies de flora e faunaPerd é maior reserva de Mata Atlântica de MG e abriga uma extensa variedade de espécies de flora e fauna

Diante das aparições de onças-pintadas em sítios e propriedades no entorno do Parque Estadual do Rio Doce (Perd), localizado nos municípios de Marliéria, Dionísio e Timóteo, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) divulgou um material informativo sobre como proceder e os cuidados necessários em caso de se deparar com os animais nas proximidades.

Conforme já noticiado pelo Diário do Aço, alguns episódios de avistamento de onças-pintadas foram relatados por moradores. Segundo o IEF, não houve nenhum registro de ataques a pessoas da região, porém, as aparições têm trazido apreensão aos moradores e demanda alguns cuidados.

O informativo orienta que, ao avistar o animal, o indivíduo deve se afastar e não tentar, de forma alguma, capturá-lo. "Evite fotografar ou filmar o felino e não adentre as áreas de mata em busca do animal, principalmente nos locais com relatos de onças e, especialmente, ao entardecer e durante a noite. É importante também que a população mantenha as portas dos banheiros, despensas e lavanderias de suas residências fechadas", diz a divulgação do IEF.

Ainda conforme o órgão, com relação aos animais domésticos (galinhas, cães, bezerros, etc.), eles devem ser mantidos em local seguro, redobrando a atenção no período noturno, quando a presença das onças é mais provável. Ao alimentar os animais domésticos, evite deixar alimentos expostos por longos períodos de tempo, especialmente durante a noite. Também é recomendado acondicionar corretamente o lixo.

Caso a onça entre na propriedade, a orientação é não tentar acuá-la. O morador deve se afastar e ligar imediatamente para as autoridades competentes (Bombeiros-193, Polícia Militar-190, IBAMA/IEF- 32 3233-1269).

Outra orientação é manter a calma e evitar movimentos bruscos. “Não se deve virar de costas para o animal ao se afastar, permaneça sempre de frente para ele. Quando ocorrer o avistamento, sempre informe aos órgãos ambientais competentes e evite aglomerações no local”, diz o texto.


Ecossistema

O Perd é a maior reserva de Mata Atlântica de Minas Gerais e abriga uma extensa variedade de espécies de flora e fauna, dentre elas, a onça-pintada. O gerente do parque, Vinicius Moreira, explica que grandes felinos ainda existentes no bioma são motivo de esperança para estas espécies, em especial a onça-pintada.

“A Mata Atlântica se conflagra como um bioma completamente fragmentado, restando pouquíssimos maciços contínuos como o Perd. Neste bioma, também se concentra cerca de 70% da população brasileira, que inequivocamente usufruem de serviços ambientais e ecossistêmicos, como a produção de água e solo para agricultura”, disse.

Ele observa que as onças, em especial a onça-pintada, é um reconhecido indicador de qualidade ambiental, por sua exigência de ambiente ecossistemicamente equilibrado e com “saúde” para sua alimentação e reprodução. “É preciso estabelecer, com urgência, acordos de convivência entre homem e carnívoros, como a onça-pintada, que ao contrário de crenças e mitos populares, nos auxiliam na busca da recuperação de ambientes degradados, sendo indutoras do desenvolvimento de políticas públicas de criação de corredores ecológicos, reservas legais, unidades de conservação, etc.”, frisou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rosania Aparecida de Morais

18 de março, 2024 | 13:58

“Apoio a comunidade vizinha .se eles não der apóio acaba sendo morta. E isto não é bom. Ninguém quer isto encontrar uma solução. Saber se elas estão saindo da mata por causa de caçador. Colocar e umas câmeras na mata câmeras escondida. Ninguém tem direito de perturba Las no habitat”

Rosania Aparecida de Morais

18 de março, 2024 | 13:52

“Solucionar o problema . Hoje usa é whatsapp pra fazer ligação.”

Douglas Schmidt

16 de março, 2024 | 17:07

“Parabéns ( PERD ), por existir.
Concientizar as pessoas!”

Cor Mariae

15 de março, 2024 | 22:23

“Eu tive o prazer de ver uma no PERD, fiz
fotos não ficaram tão boas porque estava longe. Foi o dia mais emocionate da minha vida. A parda já havia encontrado, sem chance de foto estava a cinco metros de mim. Fiquei imóvel e tremendo. Mas ela se foi tranquila. Esta foi aqui no Cariru.”

Jns

15 de março, 2024 | 19:19

“AMIGO DA ONÇA

O conflito entre a política de preservação ambiental e a prática da criação de gado na área de influência do PERD jamais será pacificado.

Nas fazendas do entorno, cães, cavalos e bois são alvos das onças e o revide dos proprierários dos terrenos é a colocação de venenos nas carcaças não totalmente consumidas.

Humanos não estão incluídos no cardápio dos grandes felinos brasileiros, que podem atacar quem aproxima dos locais onde guardam caças recentes, estão acompanhadas dos seus filhotes ou estão gozando dos momentos felizes do acasalamento selvagem.

Recentemente, alta autoridade da Área de Preservação Ambiental teve um encontro não marcado com um macho pintado adulto, que exibiu a plenitude da forma física e permitiu ser filmado ao atravessar o caminho do bacana protegido no interior do próprio carro.”

Medroso

15 de março, 2024 | 18:52

“Eu que não quero ter na vizinhança umas onças pintadas famintas...boa sorte pros amantes da vida em meio à Natureza...a bichana tem imunidade pra devorar seus pets, seus bichos e até sua família se der vontade...e a culpa será sua que está invadindo o habitat dela...segura essa, Tarzan!!!”

Tonico

15 de março, 2024 | 16:38

“Pena que os corredores ecológicos da região estão acabando. Veja-se a APA Serra do Timóteo prestes a ser ferida de morte pela Câmara da cidade. O Parque vai virar uma ilha, desprotegida.”

Zé Urbano

15 de março, 2024 | 16:23

“? onça, é enxame de abelha...quero distância desse lugar...kkk”

Envie seu Comentário