12 de março, de 2024 | 17:36

Inscrições já estão abertas para quem quer ser mesário voluntário nas eleições municipais de 2024

Arquivo DA
Mais de 1,8 milhão de mesários trabalharam nas Eleições Gerais de 2022; Desse número, 893 mil pessoas foram voluntárias. Mais de 1,8 milhão de mesários trabalharam nas Eleições Gerais de 2022; Desse número, 893 mil pessoas foram voluntárias.

A participação de mesários na condução dos trabalhos na seção eleitoral é de fundamental importância para a realização das eleições. Além de ser um ato de cidadania, contribui para o fortalecimento da democracia.
Por isso, a Justiça Eleitoral busca e incentiva que o trabalho dos mesários, importantes atores no processo eleitoral, seja voluntário. Para se inscrever é muito simples, basta ser maior de 18 anos e estar em situação regular, informou o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

Como fazer a inscrição
Para fazer a inscrição, acesse o site do TRE (www.tre-mg.jus.br/servicos-eleitorais/mesario/mesario), clique na aba Mesário Voluntário e confira o passo a passo para inscrição. Vale lembrar que só é possível se candidatar para a zona eleitoral em que está cadastrado o seu título de eleitor. Na página criada especialmente para quem quer trabalhar ou já trabalha como mesário, você pode tirar todas as dúvidas sobre a função.

O cadastro também pode ser feito pelo e-Título, aplicativo móvel que permite o acesso rápido e fácil às informações do eleitor registradas na Justiça Eleitoral. O app pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android, nas lojas Google Play (Android) ou na App Store (iOS). Para se cadastrar, é necessário informar o número do título ou do CPF, o nome completo, a data de nascimento e os nomes dos pais.

Após se inscrever, seu nome entrará para uma lista e, quando houver necessidade, a zona eleitoral fará a convocação para trabalhar como mesário na eleição.

Não podem se inscrever: candidatos, candidatas e respectivos cônjuges e parentes até segundo grau; membros de diretórios de partidos políticos com função executiva; autoridades e agentes policiais que exerçam cargo de confiança no Poder Executivo e quem trabalha na Justiça Eleitoral.

Mais de 1,8 milhão de mesários trabalharam nas Eleições Gerais de 2022. Desse número, 893 mil pessoas foram voluntárias.

Vantagens em ser mesário
Para incentivar eleitores a se candidatarem à função, a Justiça Eleitoral oferece várias vantagens, como: direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado no dia da eleição, e ainda pelo dia em que participou do treinamento, sem que isso lhe seja descontado do salário. Neste caso, as folgas devem ser negociadas com a empresa, com o órgão ou com a instituição em que o mesário estiver trabalhando.

Outras vantagens são: auxílio-alimentação para o dia da eleição; créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas com os Tribunais Regionais Eleitorais e vantagem de desempate em concursos públicos, se houver previsão em edital.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário