12 de março, de 2024 | 17:00
Exposição promove combate a rótulos da Síndrome de Down
Em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, a Rede de Amigos T21 Vale do Aço promove a exposição O Amor em Oportunidades de Inclusão - Chega de Rótulos”, aberta ao público até o dia 24 de março (penúltimo domingo do mês), no Shopping do Vale Aço e na loja Consul do bairro Bom Retiro, em Ipatinga. A iniciativa busca promover uma reflexão sobre a inclusão, o respeito à diversidade e, principalmente, o fim dos estereótipos tão presentes na sociedade.A ideia é mostrar que pessoas com Síndrome de Down são como qualquer outra pessoa, com suas individualidades e potencialidades, e carregam diversos estereótipos por falta de conhecimento ou por preconceitos presentes em nossa sociedade”, afirma Jacqueline Sarnaglia, representante da Rede de Amigos T21 Vale do Aço.
Ela destaca que a Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma condição genética que causa algumas características físicas e de desenvolvimento. É importante desmistificar os mitos e as crenças negativas que existem sobre a Síndrome de Down. Diariamente somos impactados pelo capacitismo, que é a discriminação e o preconceito social contra pessoas com alguma deficiência, e a exposição apresenta diversos exemplos destas situações”, afirmou a organizadora.
Algumas colocações, como pessoas com trissomia 21 têm deficiência mental” ou eles são muito amáveis”, ou até mesmo o fato de certas pessoas não conversarem diretamente com a pessoa com Síndrome de Down, e sim com alguém ao lado, são entendimentos errôneos que a exposição busca desmistificar, orientar e extinguir. As pessoas com Trissomia do 21 são capazes de atuar ativamente na sociedade, elas só precisam de oportunidades”, acrescentou Jacqueline .
A Rede de Amigos T21 Vale do Aço é composta por familiares de pessoas com Síndrome de Down que promovem, desde 2018, eventos e ações de caráter informativo, de inclusão, socialização e recreação, dentre outros, abordando o tema da Síndrome de Down (T21).
De acordo com Jacqueline, o maior desejo do grupo é que essas ações realizadas possam desmistificar os diversos paradigmas criados e repetidos ao longo dos anos. Buscamos uma mudança no olhar para a pessoa com Síndrome de Down (T21), focando em suas potencialidades, enxergando primeiro a pessoa e depois a deficiência. Enfim, levando mais informação que acreditamos ser o maior canal para diminuir o preconceito”, finalizou.
SERVIÇO
Exposição O Amor em Oportunidades de Inclusão - Chega de Rótulos”
Data: até 24/3
Local: Shopping do Vale (2º piso) e Consul - Bom Retiro
Entrada gratuita e aberta ao público
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]