11 de março, de 2024 | 11:48
Noite Mineira de Museus abre temporada com mais municípios
Vinícius Duarte
Evento registra maior adesão de cidades participantes: 47% maior do que o registrado em 2023

A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas 2024 inaugura nova fase de forma ampliada e com melhorias nos equipamentos culturais. A 6ª edição começa no próximo dia 14/3 (quinta-feira) com 65 atividades, distribuídas por 44 municípios do estado. A iniciativa do Governo de Minas Gerais é realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult/MG) por meio da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade (SBMEC), com apoio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e da Diretoria de Museus (Dimus). A proposta executada desde 2022 é estender por um dia o horário de funcionamento dos equipamentos culturais até às 22h.
Ipatinga é o único município representante do Vale do Aço na programação, conforme listagem divulgada pela Agência Minas. Na próxima quinta-feira, a Biblioteca Pública Municipal Zumbi dos Palmares - rua Mariana, 119, Centro - vai sediar uma oficina de xadrez, a partir das 19h, com mediação de Thiago Ferreira Guerino. Mais informações no Instagram: @bibliotecapublicaipatinga.
Crescimento e aprovação
Nesta edição, o número de cidades é 47% maior do que o registrado em 2023, da qual participaram cerca de 30 municípios. O motivo deste crescimento está no sucesso da ação, que provou aumentar o acesso da população a museus e bibliotecas, de acordo com o governo. Somente no ano passado, 5 mil pessoas participaram das 196 atividades oferecidas nas quatro Noite Mineira”, que envolveram 60 cidades em todas as 13 regiões de Minas Gerais.
Além de ampliar o acesso da população, a gente vê uma geração de público espontâneo. Isso acontece porque, na Noite Mineira, fazemos ações diferentes do que os equipamentos se propõem diariamente. Um museu recebe um show musical, uma biblioteca recebe um sarau literário. Assim, os equipamentos atraem um público que, mesmo que tivesse possibilidade de acessá-lo durante o dia, não iria. Muito mais do que simplesmente estender o horário, a iniciativa amplia a forma como a população lida e se apropria desses equipamentos”, explica a superintendente de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade, Célia Ramos.
O aumento e renovação do público é também verificado pela chefe do Departamento de Educação e Cultura da Prefeitura de Morada Nova de Minas, Elizabeth Pereira Santos. De acordo com ela, o número de pessoas que frequentam a Casa da Cultura - equipamento que abriga um museu e uma biblioteca, e que participou de três das quatro edições da Noite Mineira realizadas no ano passado - cresceu 40% com a iniciativa do governo estadual. Com as atividades propostas, a gente consegue atingir um outro público que não tinha acesso ao museu e à biblioteca”, conta a gestora municipal.
O coordenador do Museu Casa Guimarães Rosa, Ronaldo Alves de Oliveira, compartilha relato semelhante. O espaço cultural de Cordisburgo, que também integrou a programação da Noite Mineira por três vezes em 2023, viu seu público modificar com a expansão do horário de funcionamento para a noite. Destaco a participação dos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), muitos nem conheciam direito o museu, então a ação trouxe este sentido de divulgar um equipamento cultural importante da cidade”, relembra.
Nova periodicidade
Em 2024, a Noite Mineira de Museus e Bibliotecas acontecerá bimensalmente, e não mais todo mês. O dia da semana foi mantido: bibliotecas públicas e comunitárias e museus de todo o estado ficarão abertos na segunda quinta-feira do mês em que a ação for realizada. A mudança foi implementada a partir do feedback de parte dos municípios, que relataram que o espaço de um mês entre uma ação e outra era curto para a organização do evento.
Entendemos que essa solicitação fazia todo o sentido frente ao que a gente se propõe, que é ampliar o acesso da população aos equipamentos culturais, e resolvemos acatar essa sugestão. Com a mudança na periodicidade, acreditamos que a Noite Mineira dos Museus e Bibliotecas terá uma adesão ainda maior em 2024”, explicou Célia Ramos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]