09 de março, de 2024 | 08:30
Pessoas com deficiência podem pedir transferência para seção com acessibilidade
Divulgação TRE/MG
Em Ipatinga existem 39 locais de votação em que estão previstas seções eleitorais com acessibilidade
Por Silvia Miranda - Repórter Diário do Aço
Está aberto o prazo para que eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida solicitem à Justiça Eleitoral a troca do local de votação para seções com acessibilidade. Os pedidos de transferência só podem ser feitos até 8 de maio. Após essa data, o cadastro eleitoral estará fechado para a organização das Eleições Municipais, marcadas para 6 de outubro (1º turno).
O chefe do Cartório Eleitoral de Ipatinga, Leonardo Souza, explica que ao procurar o cartório, será feita a coleta da biometria do eleitor e serão apresentadas as opções mais próximas da sua residência para que ele seja alocado.
"Porque a partir do dia 8 ou 9 de maio em diante, portanto, não será feita nenhuma alteração, em virtude da preparação da Justiça Eleitoral para as eleições e a necessidade de pegar esses dados e transportá-los para os cadernos de votação que são enviados para todas as sessões eleitorais do Brasil", explicou.
Ainda conforme Leonardo Souza, em Ipatinga existem 39 locais de votação em que estão previstas seções eleitorais com acessibilidade. Há um total de 56 seções eleitorais acessíveis em escolas estaduais, municipais e particulares.
Biometria
O chefe do cartório também explica que com relação à biometria, embora no município de Ipatinga ela ainda não seja obrigatória, a Justiça Eleitoral realiza a coleta biométrica. "Então é importante aquela pessoa que ainda não fez a sua coleta biométrica que ela nos procure, porque nós estamos aqui prontos para atendê-los e fazer o registro".
Regularização
Os cartórios funcionam para atendimento de segunda à sexta-feira, das 12h às 17h. Até o dia 8 de maio também é possível fazer qualquer regularização com relação ao título de eleitor ou mudança no local de votação já registrado ou regular. Basta comparecer ao órgão eleitoral do município, portando documento oficial de identificação, comprovante de residência com até três meses da emissão. Leonardo Souza, porém, alerta para a grande movimentação nos cartórios eleitorais nos últimos dias do prazo.
"Faltam praticamente 60 dias para o fim do prazo. Lembrando que, próximo ao fim desse período, os cartórios começam a ficar lotados, então as filas ficam enormes, a pessoa tem um desconforto de ficar no sol ou debaixo de chuva. Por isso solicitamos às pessoas que necessitem, nesse momento, de fazer a primeira via do seu título, alguma alteração ou que precisam fazer transferência de domicílio eleitoral, ou algum tipo de transferência, que ela nos procure antes do dia 8 de maio", reforçou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Pcd
09 de março, 2024 | 10:23Em Coronel Fabriciano, não existe local acessível. E o MP nada faz,mesmo recebendo um salário astronômico. Qual a função do MP ?”