08 de março, de 2024 | 14:29
Confirmadas sete mortes por chikungunya em Ipatinga
A Secretaria de Saúde de Ipatinga, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, comunicou nesta sexta-feira (8) que, até a presente data, foram confirmados sete óbitos por chikungunya em 2024. Desse total, cinco vitimaram pessoas idosas. Além disso, cinco óbitos estão em processo de investigação, aguardando resultados de exames específicos ou análise documental.Como em todo o país, os primeiros meses deste ano apresentaram um aumento preocupante nos casos de chikungunya e dengue em Ipatinga, somando 8.554 e 3013 casos confirmados respectivamente, até o momento. O Vale do Aço, assim com muitas cidades e regiões do Brasil, está enfrentando um quadro de epidemia de arboviroses, agravado pelas constantes chuvas que têm afetado a região nestes primeiros meses”, apontou a pasta.
Para intensificar o combate ao Aedes aegypti, foram implementadas medidas enérgicas nas mais diversas áreas, como mutirões de limpeza em zonas críticas, distribuição de material educativo para a população, ação intensiva dos Agentes de Endemias nos comércios, prédios públicos e domicílios, circulação de carro fumacê, além de uma fiscalização rigorosa para identificar e eliminar focos do mosquito transmissor, inclusive com notificação e autuação de infratores”, detalhou a Secretaria.
Os mutirões de limpeza abrangem também córregos, galerias e bueiros.
A Secretaria de Saúde reforça que continua mobilizada em várias frentes visando a preservação da saúde pública e a segurança da comunidade, adotando medidas proativas para combater as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
A administração de Ipatinga reitera o compromisso com a saúde pública e solicita a colaboração da população para ajudar na eliminação dos focos dentro das residências. As denúncias relacionadas a descarte irregular de lixo e focos potenciais de proliferação do mosquito Aedes aegypti podem ser feitas pelo aplicativo "Fala, Ipatinga!".
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Joao Gustavo de Souza
11 de março, 2024 | 11:13Aposto para vocês que o fumacê está passando no castelo, cariru bairro das águas !”
Jns
08 de março, 2024 | 19:45FUMACÊ FANTASMA DÁ VOTO?
Há dois meses, aproximadamente, caminhonete com equipamento especializado circulou num fim de tarde produzindo o barulho característico sem lançar nenhuma partícula do inseticida de combate ao Aedes aegyti no poluído ar respirado na área urbana em Ipatinga.”
Cidadão Que Vota
08 de março, 2024 | 19:11Moro em Ipatinga, mas no meu bairro não estou vendo nenhuma ação contra a dengue e cia...só gente com chikungunya...”
Celio Cunha
08 de março, 2024 | 17:39Caro redator, nem sempre a tarefa do jornalista é o da melhor notícia, contudo sua árdua missão esta em deixar/emitir de maneira cotidiana a melhor informação triste e/ou alegre faz parte do ofício . Dito isso, seguimos frente, enquanto deparamos com notícias que dão conta que sete famílias choram seus entes queridos em Ipatinga- MG e aqui deixamos nossas solidariedades e consolo dos céus da parte de Deus. por outro lado assistimos o desgoverno municipal inaugurando clube de tiros, quando na verdade deveria ter mais atenção na saúde da população que esta chorando .”
?
08 de março, 2024 | 16:15Carro do fumacê é uma mentira ele passou do duas vezes no Veneza depois disso esqueceu total”