06 de março, de 2024 | 17:20
Família de fabricianense tetraplégico realiza campanha solidária para adaptar casa
Tiago de Oliveira Moura sofreu um acidente ao mergulhar em uma praia no fim do ano passado
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do AçoArquivo Pessoal
Tiago estava em um momento de lazer quando se acidentou em uma praia em Santa Catarina

O que era pra ser um momento de lazer e diversão com amigos se tornou em um verdadeiro pesadelo para Tiago de Oliveira Moura, morador do bairro Caladinho, em Coronel Fabriciano. O homem de 37 anos estava a trabalho em Santa Catarina, e em um momento de lazer, foi à praia com amigos.
No fatídico dia 16 de dezembro, ao mergulhar de ponta no mar, Tiago bateu em um banco de areia e fraturou a C5 e C6, além de sofrer uma luxação na C4 (coluna cervical), e desenvolveu o quadro de tetraplegia.
Além disso, o fabricianense teve um comprometimento de uma parte do pulmão, afetando sua respiração, e atualmente respira somente com ventilação mecânica e se alimenta por sonda (gastrostomia), dependendo desses aparelhos por tempo indeterminado. A atual situação obriga a esposa de Tiago, Eliene Aparecida, a adaptar a residência do casal, na qual ainda mora o filho, de seis anos, Vitor Emanuel.
Mais de 70 dias internado
Desde o dia do acidente, Tiago passou a maior parte do tempo no hospital. Em Santa Catarina foram 40 dias, e depois de ter sido transferido para o Vale do Aço, ficou mais dez dias na UTI e outros 23 no quarto, quando finalmente teve alta. No entanto, no último sábado (2), voltou a ser hospitalizado, como explica Eliene.
Hoje ele está em ventilação mecânica 24 horas, ele não consegue sair do respirador. Ele estava bem clinicamente, a gente teve alta na semana passada, na quarta-feira (28/2), só que na madrugada de sábado para domingo ele teve uma piora. Nesse momento ele está internado, fazendo exames. O raio-x já foi realizado e o resultado não tem nenhum indício de infecção. Mas ele tá assim bem tranquilo, consciente, graças a Deus”, atualizou.
Matheus Valadares
Tiago ficou alguns dias na casa de sua mãe, em Timóteo, antes de retornar ao hospital

Vaquinha para adaptar a casa
Quando recebeu alta do hospital, Tiago precisou ir para a casa de sua mãe, no bairro Recanto Verde, em Timóteo, onde uma sala foi adaptada como quarto. Porém, o objetivo de Eliene Aparecida é realizar as reformas necessárias para que Tiago volte para a residência em Fabriciano. Para isso, está sendo realizada uma campanha solidária para arrecadar fundos que permite custear as obras necessárias.
O objetivo da vakinha é para que a gente possa construir um quarto adaptado na nossa casa, que é uma casa pequena, um quarto, uma sala, uma cozinha, uma área de serviço e a gente tem um espaço lá para construção, que dá pra construir um quarto maior, com um banheiro adaptado. Agora ele está acamado, mas a gente já tá pensando no futuro. Deus é maravilhoso e vai abençoar dele poder utilizar uma cadeira de rodas e tomar o banho no banheiro”, explicou esperançosa.
Arquivo Pessoal
Local onde será construído o quarto adaptado para Tiago

O recurso adquirido também ajudará no custeio do tratamento contínuo de Tiago, que precisará ser atendido por uma equipe multidisciplinar.
O tratamento dele é bem caro. Necessita de fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicólogo, entre outros”, pontua a esposa.
Com ajudar
Os interessados em contribuir com a causa podem doar qualquer valor por meio da chave Pix 21 984844094, em nome de Tiago de Oliveira Moura. Outra forma de doar é acessando o site da vakinha.
Em entrevista ao Diário do Aço, foi informado ainda que nas próximas semanas será divulgada uma rifa no valor de R$ 20, que irá sortear pacote de viagem para Bahia e uma bicicleta e R$ 500. Serão três ganhadores.
Para conhecer mais a história do Tiago, é só seguir o seu perfil no Instagram: @tiagoogai06.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Maria das Graças Batista Lima
08 de março, 2024 | 20:54Boa sorte Tiago”
Joao Batista de Souza
07 de março, 2024 | 08:57Que a espiritualidade ilumine os corações dos mais favorecidos para ajudarem este rapaz .”
Confio no Grande Milagre Que Deus Tem Para Ele
07 de março, 2024 | 08:39Deus está no controle da vida do meu filho, Tiago de Oliveira Moura. Agradeço, desde já a todos que puderem ajudar para a construção da UTI na casa dele.Peço muita oração, sei que o processo é longo mas até agora Deus não nos desamparou.”
Bom
06 de março, 2024 | 23:02Deus abençoe essa família e toque o coração dos ricos e políticos da região, empresarios,igrejas e escolas particulares”