06 de março, de 2024 | 11:29

Menos de 1% do público-alvo foi vacinado contra a dengue no Vale do Aço

Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço

Divulgação
Conforme a SES-MG, foram notificadas vacinas em cerca de 54 crianças de 10 e 11 anos na regiãoConforme a SES-MG, foram notificadas vacinas em cerca de 54 crianças de 10 e 11 anos na região

O Vale do Aço tem enfrentado um alto número de casos de dengue e chikungunya, doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, desde o ano passado. Em meio ao cenário crítico, o Ministério da Saúde disponibilizou 5.411 doses da vacina Qdenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda, que foram distribuídas em oito municípios sob a jurisdição da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano. As doses chegaram à região no dia 23 de fevereiro

No entanto, desde o dia 27, quando o imunizante começou a ser aplicado em algumas cidades, apenas 0,997% do público-alvo recebeu a primeira dose da vacina, o que compreende a 54 crianças de 10 e 11 anos, as duas faixas etárias são as únicas que podem receber a vacina, disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As informações foram apuradas pelo jornal Diário do Aço junto à Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Provocados sobre a possibilidade de ampliação do público-alvo, a SES-MG informou que “aguarda orientação do Ministério da Saúde”.

Do total de 5.411 doses, 2.691 foram direcionadas para o município de Coronel Fabriciano, que recebeu a maior quantidade. Outras 1.967 doses foram para Timóteo, 128 para Pingo-d'Água, 215 para Antônio Dias, 118 para Marliéria, 73 para Jaguaraçu, 150 para Dionísio e 69 doses para Córrego Novo. A SRS de Coronel Fabriciano destaca que cabe a cada município operacionalizar a vacinação.

Casos de dengue nos municípios com vacina

Conforme o painel de monitoramento de casos da SES-MG, foram confirmados 1.881 casos de dengue nas cidades aptas a vacinar crianças de 10 e 11 anos. Do total, 283 casos foram constatados em pessoas de 10 a 19 anos.

Há também dois óbitos pela doença, ambos em Coronel Fabriciano. As vítimas são um menino de oito anos e uma idosa com mais de 70 anos, os dois com comorbidade.

Já publicado:
Vacinação contra a dengue já começou em Coronel Fabriciano
Vacinação contra dengue em Timóteo vai começar na terça-feira
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Zé Doido

06 de março, 2024 | 12:45

“Mas também esperar o quê de uma região bolsonarista, essa turma ficou cega no sentido à idolatria à aquele ser inominável o qual é um negacionista, em pleno século 21, onde a ciência rege o mundo, porém no Brasil parece que estamos vivendo na época das cavernas, tamanha ignorância e alienação.”

Envie seu Comentário