02 de março, de 2024 | 10:55

Golpe da falsa central de banco: idosa perde mais de R$ 16 mil em Santana do Paraíso

Uma idosa de 72 anos foi vítima do golpe da falsa central de banco no Vale do Aço. Moradora de Santana do Paraíso, ela perdeu mais de R$ 16 mil após realizar transferências bancárias para contas de estelionatários.

Imagem ilustrativa/Freepik
O Diário do Aço apurou com fontes da Polícia Militar, que a vítima recebeu uma ligação na tarde de sexta-feira (1º/2) de um homem que se identificou como Wanderson, funcionário do Banco Sicoob. Ele alegou que a idosa havia feito uma transferência bancária via Pix para uma outra conta e que, para cancelar a transação, ela precisaria realizar alguns procedimentos.

O golpista orientou a vítima a realizar transferências entre suas próprias contas e também para uma conta de terceiros, sob a alegação de que isso seria necessário para bloquear as cobranças em seu nome e gerar um boletim de ocorrência.

Acreditando no falso funcionário, a idosa fez duas transferências, totalizando R$ 16.607,99. Após as transações bancárias, o golpista orientou a vítima a excluir os aplicativos do banco e instalá-los novamente no dia seguinte, alegando que tudo estaria normalizado.

Somente depois de conversar com seu genro, a idosa percebeu que havia sido vítima de um golpe ao ser enganada por um estelionatário. Ela então procurou a Polícia Militar para registrar a ocorrência e o caso encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil.

Dicas para evitar o golpe

Os golpistas costumam se identificar como funcionários de bancos e ligam para as vítimas para informá-las sobre supostos problemas em suas contas. Eles então orientam as vítimas a realizar transações bancárias para contas de terceiros, sob a alegação de que isso seria necessário para resolver o problema.

=> Desconfie de ligações de pessoas que se identificam como funcionários de bancos;

=> Nunca forneça seus dados bancários ou realize transações por telefone;

=> Entre em contato com o seu banco diretamente para verificar se há algum problema com sua conta;

=> Não exclua os aplicativos do seu banco a pedido de alguém que ligou para você;

=> Se você acredita que foi vítima de um golpe, procure a Polícia Militar ou a Polícia Civil para registrar a ocorrência.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Valdecir

03 de março, 2024 | 10:11

“Que falta faz não acompanhar o andar da corroagem! Não foi o primeiro e nem será o último. Bobo e estrada de chão não acabam nunca.”

Envie seu Comentário