03 de março, de 2024 | 06:00

Time de talentos

Fernando Rocha

O Fluminense, atual campeão da Libertadores, começa o ano como terminou a temporada passada: dando alegria à sua torcida, ao exorcizar, finalmente, o fantasma da LDU.

O tricolor carioca venceu, no finalzinho, com dois gols do colombiano Jonh Arias, os equatorianos atuais detentores do título da Copa Sul-Americana, levantando a taça da Recopa.

Quando a partida parecia se encaminhar para um resultado injusto, que seria prorrogação e até pênaltis, brilharam as estrelas de jovens como Arias, além de outros menos jovens, como Marcelo, Renato Augusto e Douglas Costa, que entraram no 2º tempo melhorando substancialmente o rendimento do time.

O Fluminense, campeão da Recopa, significa a manutenção da nossa hegemonia no continente, tendo um time cheio de talentos e com a capacidade de sobreviver aos momentos mais improváveis.

Mandou bem
Dorival Jr., o novo técnico da seleção brasileira, fez a sua primeira convocação visando aos amistosos contra Inglaterra e Espanha (dias 23 e 26 de março, respectivamente).

De um modo geral, a sua primeira convocação agradou e teve boa repercussão junto à crônica esportiva, sobretudo no eixo Rio/SP, até porque o grande problema do futebol brasileiro não é a falta de bons jogadores.

Não há dúvida que a renovação pregada por ele é mais do que necessária, e na sua lista isso está representado por cinco nomes: o goleiro Rafael, os zagueiros Beraldo e Murilo, volante Pablo Maia e o atacante “cria do Galo” Savinho.

Serão dois desafios dificílimos, principalmente devido ao descrédito da nossa seleção, que, em 2023, só ganhou de Guiné, Bolívia e Peru, além de sofrermos três derrotas consecutivas na fraquíssima Eliminatórias sul-americanas, onde estamos em 6º lugar, atrás da Venezuela.

FIM DE PAPO

A nota triste da decisão da Recopa foi, mais uma vez, o mau comportamento dos jogadores e das comissões técnicas, sobretudo do Fluminense. Pressão absurda no juiz, cera sem fim, quarto árbitro acossado, treta generalizada na área técnica, gandula sumindo com a bola; ou seja, teve de tudo que não se deve fazer ou práticas abomináveis de antijogo. E, para não passar em branco, teve Felipe Melo sendo “bem Felipe Melo”.

Horas antes da final da Recopa no Maracanã, a ESPN transmitiu a classificação do Atlético Bilbao para a semifinal da Copa do Rei, da Espanha, ao derrotar o Atlético de Madrid, por 3 x 0, com um show de civilidade e farplay por parte dos jogadores e dos torcedores. Aqui, nos nossos grotões, isto parece surreal de acontecer, pois, apesar das vitórias ditas épicas conquistadas em circunstâncias dramáticas, como essa do Fluminense, não conseguimos passar sem essa coisa retrógrada, amadora, de desrespeitar o adversário, a arbitragem, as comissões técnicas e até a bola.

A última rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro foi disputada ontem e, salvo uma zebra descomunal, Cruzeiro x Tombense e América x Atlético serão os confrontos da semifinal. Por terem feito melhores campanhas, Cruzeiro e América terão as vantagens do regulamento, de jogar por dois empates e fazer o segundo jogo em casa. Na luta contra o rebaixamento, o chamado “torneio da morte” já tinha o Democrata/GV confirmado, Ipatinga e Pouso Alegre quase lá.

Excelente notícia, caso se confirme, esta de que o Tombense deve transferir para o Ipatingão o primeiro jogo da semifinal contra o Cruzeiro. Isso poderá significar a entrada de centenas de milhares de reais na nossa economia regional, além da divulgação de Ipatinga no país inteiro. Ficamos na torcida para que não se repitam as cenas lamentáveis do ano passado, registradas no jogo do Galo com o Ipatinga, pelo Campeonato Mineiro, quando quase houve uma tragédia no Ipatingão. Há tempo suficiente para melhorar o estado do gramado, mas, principalmente, organizar corretamente o evento, para que não sejam cometidas falhas amadoras como as que ocorreram no último grande jogo realizado no “Gigante do Parque Ipanema”. (Fecha o pano!)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário