CÂmara de Ipatinga 728x90

01 de março, de 2024 | 13:00

Economia brasileira cresce 2,9% em 2023

Alta foi puxada por recorde de 15,1% do setor agropecuário

Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil

Marcello Casal Jr/Agência Brasil


O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 2,9% em 2023, com um valor total de R$ 10,9 trilhões. Em 2022, a taxa de crescimento havia sido 3%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (1°) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A alta do PIB no ano foi puxada por uma alta recorde de 15,1% do setor agropecuário, o maior avanço desde o início da série histórica da pesquisa, em 1995. Também apresentaram aumentos os setores da indústria (1,6%) e do serviços (2,4%).

"A agropecuária cresceu 15,1% no ano passado, puxada muito pelos crescimentos nas produções de soja e milho, duas das mais importantes lavouras do Brasil", explicou a pesquisadora do IBGE, Rebeca Palis. "A indústria extrativa mineral, com a extração de petróleo e minério de ferro, cresceu bastante também".

Segundo Rebeca, a agropecuária e a indústria extrativa responderam por metade do crescimento do PIB. "Vale ressaltar também duas outras atividades importantes na economia: a parte de eletricidade, água, gás e esgoto e a parte de intermediação financeira".

Sob a ótica da demanda, o crescimento foi puxado pelo consumo das famílias (3,1%), consumo do governo (1,7%) e exportações (9,1%). A queda de 1,2% das importações também contribuiu para o resultado. A formação bruta de capital fixo, isto é, os investimentos, por outro lado, caiu 3% no ano.

Na passagem do terceiro para o quarto trimestre do ano, o PIB manteve-se estável. Já na comparação do quarto trimestre de 2023 com o mesmo período do ano anterior, houve alta de 2,1%.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Zé Bobao

01 de março, 2024 | 18:47

“Acorda bando de golpista”

Zé Bobo

01 de março, 2024 | 18:44

“Ué pessoal, os bolsobaristas não falaram que brasil ia vira uma Venezuela?”

Gildázio Garcia Vitor

01 de março, 2024 | 18:05

“Muito bem Renata! Nem Venezuela e nem Argentina.”

Rj

01 de março, 2024 | 18:02

“Tem uma Kamila, provavelmente bolsonarista, que fez um comentário aqui ontem, sobre a reportagem da operação Lesa Pátria e a prisão dos empresários golpistas, afirmando que a economia brasileira perde para a da Ucrânia. Mas esperar o quê, de um povo que acredita em Terra Plana?!”

Renata

01 de março, 2024 | 17:38

“Achei que estávamos virando Venezuela...
?”

Envie seu Comentário