01 de março, de 2024 | 18:00

Artista da região participa da Conferência Nacional de Cultura

Nilmar Lage/Divulgação
Wenderson Godoi atua na cultura regional desde 1995Wenderson Godoi atua na cultura regional desde 1995
O artista da dança, curador, gestor e produtor cultural Wenderson Godoi, que é integrante do Hibridus Dança, de Ipatinga, vai representar Minas Gerais como delegado na 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), que ocorrerá de 4 a 8 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O segundo representante da região no evento será o ativista cultural João Michel.

A delegação mineira contará com 45 integrantes, sendo 40 eleitos na Conferência Estadual de Cultura realizada em Belo Horizonte, em dezembro de 2023, três delegados natos do Conselho Nacional de Cultura representando o Sudeste (entre eles, João Michel) e dois delegados natos do Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais, sendo Wenderson Godoi pela sociedade civil e Maristela Rangel, coordenadora da comitiva de mineira, pelo poder público.

Atuante na área cultural do Vale do Aço desde 1995, Godoi se dedica à dança, como cofundador do Grupo Hibridus Dança, e também às políticas culturais, com participações efetivas no Conselho Municipal de Cultural de Ipatinga, em conferências locais, estaduais e nacionais. Atualmente, se empenha na promoção da diversidade, da inclusão e do empoderamento da comunidade negra e LGBT+, além de ser integrante da Rede Mineira de Pontos de Cultura e do AVVA Coletivo de Artes Visuais do Vale do Aço.

A 4ª CNC, com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, reunirá mais de 3 mil participantes de todo o Brasil para discutir políticas públicas culturais. O evento é estratégico após a reconstrução do Ministério da Cultura e visa fortalecer os direitos culturais e o estado democrático de direito. Os seis eixos temáticos incluem questões fundamentais: Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à cultura; Identidade, patrimônio e memória; Diversidade cultural e transversalidades de gênero; Raça e acessibilidade na política cultural; Economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade; Direito às artes e às linguagens digitais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário