DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

27 de fevereiro, de 2024 | 17:00

Homenagem aos 80 anos de artes da Escola Guignard

Acervo Museu de Arte da Pampulha
Detalhe de autorretrato de Guignard, em óleo sobre telaDetalhe de autorretrato de Guignard, em óleo sobre tela
Criada pelo então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek (1902-1976), em 29/2/1944, a Escola Guignard, que representa um marco na história da formação artística em Minas Gerais, completará 80 anos nesta quinta-feira (29). Para celebrar essa trajetória, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS), em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), lança o projeto “80 e Sempre”.

A iniciativa abrange concertos, exposições, aulas, oficinas e o Congresso 80 anos da Escola Guignard, compondo ampla programação que deverá se estender ao longo do ano. As ações realizadas pela FCS contam com patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), do Instituto Cultural Vale, do Instituto Unimed-BH, da ArcelorMittal e da Vivo.

Programação
A Escola Guignard tem uma relação antiga com o Palácio das Artes. A instituição já funcionou no complexo cultural entre 1950 e 1994. Foi nesse último ano que a sede atual da escola, a qual foi projetada pelo premiado arquiteto Gustavo Penna, veio a ser inaugurada.

Acervo Fundação Amilcar de Castro
O artista em aula pública apresenta obra pioneiraO artista em aula pública apresenta obra pioneira
Guignard e JK na década de 40: marco históricoGuignard e JK na década de 40: marco histórico
O presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, ressalta a oportunidade de revisitar essa relação calcada no fomento à cultura e às artes. “Da comunhão de interesses nasceu o projeto ‘80 e Sempre’, honrando a passagem do artista Alberto da Veiga Guignard (1896-1962), criador da escola, por Minas, seu legado e importância. Durante todo o ano de 2024 traremos um pouquinho do Guignard de volta ao Palácio das Artes, e daqui para todos”, relata Reis.

O concerto “As Minas de Guignard - Homenagem aos 80 anos da Escola Guignard”, a ser realizado pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG), nos dias 27 e 28/2, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, marca a abertura dessa programação. No palco, a OSMG receberá como convidados Tadeu Franco, Toninho Horta, Marcus Viana e Trio Amaranto.

Já no dia 29/2, será inaugurada a exposição “A Paixão Segundo Guignard - Escola Guignard - 80 Anos”, na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard. A mostra abordará o pioneirismo de Alberto da Veiga Guignard, que, em 1943, aceitou o convite feito por Kubitschek para iniciar, em Belo Horizonte, o trabalho que foi um divisor de águas no cenário cultural e artístico da época.

A exposição contextualiza o ofício de Guignard e como isso reverberou, sobretudo, na primeira geração de alunos e dos artistas que com ele conviveram. Como destaque, estão obras do próprio Guignard, de seus assistentes Edith Behring, Franz Weissmann, dentre outros alunos. Guignard esteve à frente do curso desde sua implantação, em 1944, até 1961. Faleceu em 1962, deixando sua marca na formação de diversos artistas, como Amilcar de Castro (1920-2002), Yara Tupinambá, Maria Helena Andrés, Laetitia Renault e Jarbas Juarez.

Acervo Escola Guignard
Alunos da escola de belas artes em 1955, em BHAlunos da escola de belas artes em 1955, em BH
Mais exposições
No segundo semestre deste ano, estão previstas mais duas mostras no Palácio das Artes. A primeira reunirá a geração dos anos 1970 até os dias de hoje. São mais de 80 professores e artistas que mantêm o legado do mestre e seguem os principais ensinamentos de Guignard.

A segunda exposição será “80 e Sempre”, contemplando os formandos de 2024 da Escola Guignard, instituição que há 30 anos está integrada à UEMG. O objetivo é ressaltar como um pensamento que começou em 1944 com Guignard perdura e permanece vivo nas novas gerações. Além das duas mostras, estão previstos encontros, aulas e oficinas de artes e desenhos no complexo cultural do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e no Museu Casa Guignard, em Ouro Preto.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário