26 de fevereiro, de 2024 | 18:00
PF vai incluir fala de Bolsonaro em inquérito sobre tentativa de golpe
Ao discursar no palanque, ex-presidente admitiu conhecimento sobre minuta de decreto
Da Agência Brasil - BrasíliaO discurso de Jair Bolsonaro domingo (25) à tarde na avenida Paulista, em São Paulo, será avaliado pela equipe da Polícia Federal que investiga a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, quando o ex-presidente foi derrotado. A informação foi confirmada pela Agência Brasil por fontes ligadas à investigação.
Em sua fala no último domingo, Jair Bolsonaro admitiu conhecimento sobre uma minuta que previa decretação de estado de sítio, prisão de parlamentares e ministros do STF e dava sustentação a um suposto golpe de Estado. Mas criticou as apurações criminais da PF sobre essa minuta. A admissão do ex-mandatário contrasta com a postura dele em depoimento na quinta-feira passada (22) à PF, quando ficou em silêncio diante das perguntas dos investigadores.
Uma operação de busca e apreensão da PF em janeiro do ano passado localizou na casa de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, texto em formato de minuta que previa a intervenção no Poder Judiciário para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e convocação de novas eleições. A minuta também foi citada nas delações do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da presidência da República.
Bolsonaro é investigado pela Polícia Federal (PF) e pelo STF sobre o ataque de 8 de janeiro de 2023 à sede dos Três Poderes em Brasília. Há ainda outros elementos que estão sendo investigados como o vídeo de uma reunião realizada no Palácio da Alvorada em julho de 2022. Na ocasião, auxiliares diretos do ex-presidente e de um grupo de militares sugeriram alternativas de ataque ao sistema eleitoral eletrônico e à eleição presidencial de 2022.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















Rj
27 de fevereiro, 2024 | 18:52Ô Guima, o déficit de 230 bilhões, que é muito alto, é também do governo do seu ex-Presidente caloteiro, que deixou 255 bilhões em despesas não pagas.”
Guima
27 de fevereiro, 2024 | 09:01Enquanto a PF esta preocupado com isso, o Governo esta cheio de corruptos. O País está com um dèft muito grande 230 bilhões de Reais e distribuindo 10 bilhões em emenda parlamentar. Deixe o ex presidente em paz .”
Rock
27 de fevereiro, 2024 | 08:43Exatamente Sr. Leôncio. Concordo em gênero, número e grau. Todo mundo brigando por políticos e enquanto isso eles ficam no poder numa boa e levando nosso pouco dinheirinho. Bando de malditos e corruptos.”
Leoncio Simoes
27 de fevereiro, 2024 | 07:16Eu nao entendo esta briga por politicos, pessoas se AGREDINDO ums aos outros,o bolsonaro e tao corrupto quanto o lula. Alem de ser mentiroso arrogante I hipocrita.”