26 de fevereiro, de 2024 | 17:30
Hospital de Timóteo promove mais um mutirão de cirurgias eletivas
Divulgação
Foram realizadas 20 cirurgias na área de urologia de um total de 75 previstas para essa especialidade

O Hospital e Maternidade de Timóteo (HMT) registrou mais uma etapa do mutirão de cirurgias eletivas. No fim de semana, foram realizadas 20 cirurgias na área de urologia de um total de 75 previstas para essa especialidade.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ana Paula Campos, com mais essa fase viabilizada, o município totaliza cerca de mil cirurgias eletivas. No período da pandemia, as cirurgias eletivas foram suspensas pelo Ministério da Saúde, represando assim a demanda por esse tipo de intervenção que é feito por meio do SUS.
Dessa forma, estão sendo realizadas gradativamente cirurgias eletivas nas áreas de oftalmologia, otorrino, ortopedia e vídeo-histeroscopia, além das vasectomias realizadas no último sábado (24). Para esse mutirão foram mobilizados dois médicos cirurgiões, seis técnicos de enfermagem, um enfermeiro coordenador e disponibilizadas duas salas cirúrgicas. Segundo Deivid Ataíde, enfermeiro que coordenou essa mobilização de cirurgias no HMT, todos os procedimentos adotados seguem protocolos seguros de cirurgia o que garante tranquilidade para a equipe e também para o paciente.
Um dado importante é que para a realização de vasectomias e laqueaduras tubárias, é necessária uma habilitação por parte do Ministério da Saúde, o que foi obtido pelo HMT.
Antes de hospital realizar essas cirurgias eletivas, por exemplo, os pacientes precisavam se deslocar para outros municípios como Caratinga, Bom Jesus do Galho e Belo Oriente, entre outras cidades, o que gerava morosidade no processo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]