26 de fevereiro, de 2024 | 12:00
Dia D encerra força-tarefa contra arboviroses em Coronel Fabriciano
Divulgação
Entre os dias 25 de janeiro à 22 de fevereiro, cerca de 200 profissionais da saúde verificaram imóveis em 41 bairros da cidade
Entre os dias 25 de janeiro à 22 de fevereiro, cerca de 200 profissionais da saúde verificaram imóveis em 41 bairros da cidade
O combate à dengue, zika e chikungunya é uma tarefa diária e que envolve a união entre o poder público e a comunidade. No sábado (24), a administração de Coronel Fabriciano realizou o Dia D de Combate às Arboviroses” com panfletagem na região central, orientação das medidas de prevenção às doenças e um chamado à população para reforçar os cuidados em casa na luta contra Aedes aegypti. Conforme o governo, a ação marcou o encerramento da força-tarefa feita pelo município com o objetivo eliminar focos do mosquito e frear o avanço de casos das doenças no município.
Entre os dias 25 de janeiro à 22 de fevereiro, cerca de 200 profissionais da saúde verificaram imóveis em 41 bairros de Fabriciano, fizeram a aplicação de inseticida termonebulizador (fumacê) e tratamento de depósitos de água (caixa dágua, piscina e tambor); e recolheram mais de 500 toneladas de inservíveis - potenciais criadouros para o Aedes aegypti.
Após um mês da força-tarefa, o número de casos semanais de dengue e chikungunya começaram a diminuir”, apontou a administração.
Entre os dias 11 e 17 de fevereiro, o município registrou 187 casos de dengue e 688 de chikungunya. Na semana que antecedeu a força-tarefa, do dia 14 a 20 de janeiro, foram notificados 481 casos de dengue e 1.409 de chikungunya.
O acumulado em 2024, são 1.989 casos de dengue e 5.846 de chikununya. Os dados são do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Governança da Saúde/Gerência de Vigilância em Saúde.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]