CÂmara de Ipatinga 728x90

26 de fevereiro, de 2024 | 16:49

Ipatinga só escapa do ''torneio da morte'' se pontuar contra o Atlético e por combinação de resultados

Eude Aerton/Ipatinga
Tigre fez o dever de casa vencendo o Democrata-GV, mas ainda precisa de uma combinação de resultados para se salvarTigre fez o dever de casa vencendo o Democrata-GV, mas ainda precisa de uma combinação de resultados para se salvar

Mesmo com a vitória de 2 a 0 sobre o Democrata-GV no último sábado (gols de Ézio e Luís Felipe) e tendo chegado a 7 pontos ganhos, a situação do Ipatinga é dramática para escapar do “torneio da morte” no Campeonato Mineiro do Módulo A. A equipe agora comandada por Fabiano Braz está na 10ª colocação geral e seus concorrentes mais próximos, aqueles que poderiam ser empurrados para a luta contra o descenso, têm 8 pontos ganhos (Uberlândia, Patrocinense, Villa Nova e Itabirito).

O Democrata-GV, com 4 pontos, já está matematicamente no “torneio da morte”. Com 6 pontos, o Pouso Alegre depende de vitória fora de casa contra o Patrocinense para escapar, além de torcer para que o Ipatinga não vença o Atlético e o Villa Nova ou o Itabirito também não pontuem em seus compromissos.

Para não depender de outros resultados, o Tigre só escapa caso vença o Atlético na Arena MRV, no próximo sábado (3). Assim, chegaria a 10 pontos, garantindo também vaga no Troféu Inconfidência, cujo vencedor estará na Copa do Brasil do ano que vem.

Hipóteses
Na hipótese de empate contra o Galo, chegaria a 8 pontos e teria que torcer para que o Uberlândia seja derrotado pelo Cruzeiro por dois gols de diferença, com isto escaparia do torneio do descenso. Há, ainda, a hipótese de o Pouso Alegre empatar ou perder para o Patrocinense, somado a uma derrota do Villa Nova para o Democrata-GV por dois gols de diferença. Outra possibilidade é a derrota do Itabirito para o Athletic também por dois gols de diferença.

Entretanto, caso o Ipatinga seja derrotado, não haverá outro caminho: “torneio da morte” a partir do fim de semana seguinte ao da última rodada. Este triangular do descenso, o Troféu Inconfidência e a semifinal estão programadas para terem início no dia 9 de março.

Preparação
Os jogadores se reapresentaram no CT nesta segunda-feira (26) pela manhã. Haverá atividades até a próxima sexta-feira (1/3) pela manhã, com viagem em seguida para Belo Horizonte. Fabiano Braz elogiou a postura da equipe no jogo do último sábado, parabenizou pela obediência tática e garra apresentadas.

A estreia da dupla de zaga recém-contratada, Alex Trindade e Nilo, foi um dos pontos fortes, trazendo estabilidade ao setor, sobretudo em bolas aéreas – foi o primeiro jogo na competição que a equipe não tomou gol.

A tendência é a manutenção da base contra o Galo. O que pode acontecer é a escalação de mais algum jogador no meio campo, para ajudar na marcação, em razão do amplo favoritismo do adversário. O mais provável é que o Tigre atue com: Douglas Baldini, Ézio, Alex Trindade, Nilo e Pedrinho; Marquinhos, Lucas Paranhos, Vico e Gérson Magrão; Breno (Raphael Lopes ou Ikaro) e Luís Felipe.

Já na semifinal
Cruzeiro, Atlético, América e Tombense já estão classificados para a semifinal do Estadual. Os jogos do próximo sábado definirão as posições, a fim de se saber quais serão os confrontos de ida e volta para se conhecerem os finalistas.

Para o Troféu Inconfidência está classificado apenas o Athletic, com 10 pontos. As outras três vagas (do 6º ao 8º colocados) sairão dos confrontos da última rodada, no próximo sábado. O nono colocado, como foi o Ipatinga ano passado, encerra a disputa nesta oitava rodada, ou seja, não se classifica ao Troféu Inconfidência, nem vai ao “torneio da morte”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário