27 de fevereiro, de 2024 | 00:01

Escolas recebem ciclo musical em Periquito

Fotos: Geniane Vieira
Atividades acontecem em escolas públicas da cidadeAtividades acontecem em escolas públicas da cidade
O Grupo Teatral Boca de Cena apresenta programação especial voltada para alunos da rede pública de ensino do município de Periquito, dentro da programação do projeto Ciclo Musical - Arte em Movimento. As atividades gratuitas serão realizadas com apoio da prefeitura local e Fundação Renova, por meio do 2º Edital Doce, e acontecem de 27 de fevereiro a 1 de março em seis escolas e creches locallizadas no Centro da cidade, em Boachat (assentamento/serraria), e nos distritos de São Sebastião do Baixio e Pedra Corrida.

De acordo com a produção, levar as atividades do projeto para as unidades de ensino de Periquito estreita ainda mais os laços da arte com o corpo professores e alunos das escolas. “Essa tem sido a missão dos projetos que temos executado pelo interior de Minas: trabalhar com a formação de público para as artes de um modo geral”, avalia o coordenador Claudinei de Souza.

Projeto trabalha na formação de público para as artesProjeto trabalha na formação de público para as artes
O músico e diretor musical Júnio Endrick e a atriz e instrumentista Daniela Alves são os facilitadores das “Palestras Musicais Interativas”. A proposta é baseada em sonoridades que constroem narrativas e histórias que se contam com sons. “O objetivo é levar os participantes a experimentarem as possibilidades sonoras e narrativas, brincarem com as palavras, os sons, as músicas, os causos, os contos”, cita a produção. Na oficina são disponibilizados aos participantes objetos sonoros, para que eles possam utilizar durante todo o processo, criando, assim, uma partitura coletiva única para cada evento. “Ao final, pretende-se elaborar com os participantes um conceito de cinestesia musical de como a música se relaciona com imagens, histórias e narrativas”, informa.

Outra atividade integrante desta primeira semana do Ciclo Musical - Arte em Movimento em Periquito são as “Histórias Musicadas: Minas Palavra Poema”. Trata-se de um espetáculo de contação de histórias poéticas e musicais que traz para a cena o encanto dos morros de Minas, seus rios, suas roças e seus sons. “Uma trupe de artistas sai mundo afora a procura da poesia. Em Mi106890nas, encontram-se, além da poesia de Drummond, Adélia Prado e Alphonsus de Guimaraens, histórias poéticas de Bartolomeu Campos de Queiros, Rubem Alves e Guimarães Rosa”, descreve a produção. A trilha sonora da apresentação é executada ao vivo pelos artistas Junio Endrik (viola caipira, voz e direção musical), Daniela Alves (tambor mineiro e voz) e Mari Antonaci (tambor mineiro e voz). A programação completa pode ser conferida no Instagram @bocadecenaipatinga ou no site www.grupobocadecena.com.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário