25 de fevereiro, de 2024 | 16:17

Manifestantes políticos lotam trecho da avenida Paulista

Carregando bandeiras do Brasil e de Israel, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro ocuparam o espaço da Faria Lima; Presidente defendeu anistia para os presos em 8 de janeiro

Reprodução de vídeo
Ato estava agendado para as 15h, mas às 11h a avenida já recebia os manifestantes Ato estava agendado para as 15h, mas às 11h a avenida já recebia os manifestantes

A avenida Paulista, no centro financeiro de São Paulo foi palco de uma manifestação neste domingo (25), convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os milhares de apoiadores de Bolsonaro, que se aglomeraram na região central da capital paulista atenderam ao pedido do ex-presidente e foram ao ato em defesa dele sem faixas e cartazes contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e seus ministros.

Imagens mostram a avenida lotada de pessoas vestindo roupa nas cores verde-amarelo e com bandeiras do Brasil e de Israel. Conforme agendado, o ex-presidente chegou ao ato por volta de 15h, acompanhado da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas e do prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, dentre outros políticos. Uma das primeiras a discursar, Michelle falou de injustiças contra Bolsonaro e chorou durante sua fala. O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, também fez um rápido discurso.

O intitulado “Ato pela democracia”, segundo seus organizadores tem o propósito de rebater acusações que o ex-presidente teria participado de um plano de golpe de Estado e “exaltar o estado democrático de direito”. A acusação pode resultar na prisão de Bolsonaro e demais envolvidos.
Reprodução Instagram
Gustavo Nunes:  Gustavo Nunes: "Mais uma grandiosa manifestação firmada nos valores de pátria, liberdade e família"

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, alugou dois trios elétricos para que Bolsonaro e outras figuras políticas discursem e acompanhem o ato. Coube a Mafalaia, ataques diretos ao STF, durante os discursos.

Entre os políticos presentes estava o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes. Em seu perfil, no Instagram, Gustavo postou a mensagem: "Participei neste domingo (25), na avenida Paulista, do ato convocado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), nosso grande líder nacional, com o propósito maior de defender o Estado democrático de direito. Mais uma grandiosa manifestação firmada nos valores de pátria, liberdade e família. Juntos somos mais fortes. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos!". Veja, abaixo, vídeo panorâmico da manifestação.



Demonstração de forças


Nos bastidores da política, o ato deste domingo é visto como uma demonstração de forças. O ex-presidente está no centro de uma investigação, de acusações de articular com militares um golpe de Estado. Além disso, Bolsonaro foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral, que o condenou inelegível por 8 anos em função do abuso de poder econômico e ataques ao sistema de votação eletrônica, na eleição em que ele foi derrotado por Lula. Além de demonstrar força ao reunir seus apoiadores, o ato também serve para medir o índice de popularidade do ex-presidente no país.

Embora lideranças no interior tenham iniciado mobilização para atos também em outras cidades, o próprio ex-presidente determinou que a força fosse concentrada no ato na avenida Paulista, apenas. Centenas de ônibus do interior chegaram à capital levando os manifestantes.

Principais pontos do discurso de bolsonaro



Em seu discurso, o ex-presidente defendeu tratamento justo por parte da Justiça em relação às condenações dos envolvidos na invasão das sedes dos três poderes da República em 8 de janeiro do ano passado. As condenações superam 15 anos de cadeia.

"O que busco é a pacificação, é passar uma borracha no passado. É buscar maneira de viver em paz, não continuarmos sobressaltados", afirmou.

O político também pediu ajuda ao Congresso para anistia. "É por parte do parlamento brasileiro uma anistia para os pobres coitados que estão presos em Brasília. Nós já anistiamos no passado quem fez barbaridades no Brasil. Pedimos um projeto de anistia para que seja feita justiça no Brasil. Quem, por ventura, depredou, que pague. Mas essas penas fogem ao mínimo da razoabilidade", enfatizou.

Bolsonaro também reclamou do fato de estar inelegível. Evitou citar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tampouco citou o STF, mas disse que não se pode admitir que um poder tire pessoas do jogo das eleições.

Também afirmou que os presos no 8 de janeiro são perseguidos políticos, assim como ele, Bolsonaro. Em relação ao suposto plano de golpe de Estado com a ajuda dos militares, acusação que se comprovada pode resultar em sua prisão, ex-presidente enfatizou que não houve tanque na rua. Mencionou que, para isso, precisaria de apoio político e de empresários, o que não teria feito. A apuração da Polícia Federal mostra o contrário: Houve consulta sobre apoio aos chefes das Forças Armadas e envolvimento de grandes empresários na articulação.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Carlos

26 de fevereiro, 2024 | 19:26

“kkkkk, a ptzada piraaa, kkkk

As velhas opniões já formadas, kkkkk”

Ozzi

26 de fevereiro, 2024 | 14:40

“Curtir com dinheiro de fiéis assalariados e de fanáticos que vivem de salário mínimo e se acham ricos é fácil demais fazer uma micareta eleitoral kkkkkk”

Paulo

26 de fevereiro, 2024 | 11:54

“Vejo pessoas. Comemorando que o evento de ontem tinha muita gente e quer ver o Lula ser capaz de reunir tantos apoiadores em um evento. Só pra deixar bem claro para vcs que eleição se ganha é no voto. E na última o Lula disputou com esse aí que usou a máquina a seu favor como nunca se viu antes e mesmo assim o Lula saiu vitorioso. Isso é o que importa. De que adiante ter 38 milhões de seguidores em rede social. Eleição se ganha é com voto”

Guima

26 de fevereiro, 2024 | 10:32

“Não foi para isto que ele foi eleito. A atual administração é muito fraca . O centro esta precisando de ser revitalizado. Esta tomado por mendigos e drogados. A Saúde esta precária . O prédio da Prefeitura no Centro já era para esta prontos e esta depredado com focos de mosquito da Dengue. A estação qualifica esta depredada e virou morada de mendigos. Infelizmente estamos pagando um alto preço por escolhermos um prefeito sem nenhuma experiência e sem capacidade administrativa.”

Antônio

26 de fevereiro, 2024 | 07:56

“Acho que o prefeito de Ipatinga, deveria tirar um tempinho pra ir nas UPA's também.”

Feliz

26 de fevereiro, 2024 | 07:21

“Vcs falam e falam mais quero ver o senhor lula ir pras ruas e convocar uma manifestaçao pacifica se aparecera. Mil apoiadores.quem e pt e fanatico so que as coisas mudam .vai no supermecado e compranum quilo de picanha. A 45 reais e uma sacola de arroz a 35.o cara que prometeu picanha nao ta conseguindo segurar nem o preço da cesta basica”

Lucimar Vasconcelos

26 de fevereiro, 2024 | 07:12

“Alguns políticos do Vale do Aço deveriam se preocupar em governar melhor suas cidades ao invés de ficar tirando foto em um ato apenas para pedir anistia para um politico inelegível e corrupto. A propósito, a caravana foi para São Paulo com recursos próprios ou públicos?”

Oliveira

26 de fevereiro, 2024 | 06:51

“O rei Fujão, assim como D. João VI, aqui refiro-me ao ex-presidente Jair Bolsonaro, está com um discurso apaziguador, sereno, coisa que não foi a tônica de seus discursos durante toda a sua passagem pelo poder executivo. Está tentando enganar a população e teme ser preso pelos crimes que cometeu.
Mais uma vez peço que fiscalizem o prefeito de Ipatinga Gustavo Nunes no uso dos recursos públicos para fins pessoais/políticos partidários, ou seja, verificar se pagou as despesas desta manifestação com o dinheiro do contribuinte Ipatiguense.
Por outro lado, Malafaia mostra o poder financeiro das igrejas que são isentas do pagamento de impostos, assim como a Localiza, anistiada pelo governador Romeu Zema em cerca de 5 bilhões de reais, enquanto o estado está falido, sem esquecer é claro, do aumento de 300% concedido a ele e seus acessores.”

Anti Mico

26 de fevereiro, 2024 | 00:38

“E os gados de Timóteo e ipatinga aproveitando querendo tirar proveito das eleições municipais deste ano!! Fora GN, fora cap. Vit......”

Brasil Verde e Amarelo

25 de fevereiro, 2024 | 22:27

“Hoje o Brasil se vestiu de verde e amarelo. Brasil acima de tudo, Deus, Pátria, Família e Liberdade! Parabéns aos manifestantes pela demonstração de apoio a Israel, povo eleito e nação amada por Deus.”

Paulo

25 de fevereiro, 2024 | 21:15

“Acho que os cabelos da cabeça do ministro Alexandre de Moraes até arrepiaram com essa manifestação. Resumindo, continua inelegível,pediu anistia o que comprova que praticou crime,e como sempre um covarde,já que diante da PF se borrou e ficou calado.”

Paulo

25 de fevereiro, 2024 | 21:03

“Fico preocupado vendo um ato desses. Quase metade da população brasileira tem esse deficit mental de achar que defender pessoas que cometeram crime de tentativa de golpe de Estado é defender a democracia. Eles não sabem o que é democracia, nem comunismo, nem Estado de Israel, nem nada de nada...”

Chaves

25 de fevereiro, 2024 | 19:57

“Turma de fanáticos, esse minto é desprezível por causa: das jóias de milhões que foram presenteadas em troca da refinaria, pela fila do osso, pelo escândalo do ministério da educação, pelas mortes na pandemia, pelos mais de 100 imóveis comprados com dinheiro vivo. Por isso que o Brasil é tão corrupto”

Pagador de Impostos

25 de fevereiro, 2024 | 19:56

“Flaviano, creio que é o mesmo significado do pneu para quem cantavam o Hino Nacional. Ou o telefone na cabeça para pedir socorro aos ETs ou ainda a Terra Plana. Retirada da Copasa ou coisa que o valha. Rsrsrs A maioria aí não sabe diferenciar o povo de Israel citado na Bíblia e o Estado de Israel imposto pelas nações que venceram a II Guerra Mundial.”

Flaviano Dueli de Souza

25 de fevereiro, 2024 | 19:48

“Qual o significado da bandeira de Israel para os defensores do Cristianismo?

Alguém pode me ajudar a compreender este descompasso?”

Pronto Falei

25 de fevereiro, 2024 | 18:48

“Gustavo e Zema, apoiadores de golpe. Enfim, esse vale do aço sofrido, nada acontece, nada muda pra melhor. A Br 381 é só buraco puro, mas os políticos daqui...ah os políticos daqui...”

Gildázio Garcia Vitor

25 de fevereiro, 2024 | 18:39

“Viva ao Estado Democrático (e) de Direito! Viva à Liberdade de Expressão e de Imprensa! Viva ao Povo Brasileiro, das Direitas e das Esquerdas! Viva ao Portal Diário do Aço!”

Eleitor

25 de fevereiro, 2024 | 18:29

“Chega logo outubro...”

Paulo

25 de fevereiro, 2024 | 18:10

“Não mudou nada, continua inelegível e será preso. O gado estava com saudades do cheiro de enxofre.”

Falei

25 de fevereiro, 2024 | 16:36

“Uma pena ele ter se tornado inelegível porque qualquer um que disputar nas urnas com esse safado, vagabundo ia ganhar dele bonito.”

Envie seu Comentário