Expo Usipa 2024 02 - 728x90

22 de fevereiro, de 2024 | 18:00

Mais 78 mil doses da vacina contra a dengue chegam a MG; veja os municípios que receberão

Divulgação
As regionais de Saúde de BH e Coronel Fabriciano irão receber as vacinasAs regionais de Saúde de BH e Coronel Fabriciano irão receber as vacinas

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou em nota enviada ao Diário do Aço, que recebeu, nesta quinta-feira (22), 78.790 doses da vacina Qdenga, para serem utilizadas na imunização contra a dengue. Segundo informações do Ministério da Saúde (MS), neste primeiro momento, o imunizante será utilizado no público de 10 e 11 anos.

A SES-MG planeja uma distribuição rápida das vacinas para os municípios aptos a receberem, conforme lista divulgada pelo MS. No entanto, um prazo ainda não foi estipulado.

“Tão logo sejam recebidas as doses na Central Estadual da Rede de Frio, a SES-MG fará a distribuição e logística da vacina às Unidades Regionais de Saúde de Belo Horizonte e Coronel Fabriciano/Timóteo. O horário ainda não está confirmado”. Informou a nota enviada ao Diário do Aço.

Municípios que receberão as doses
O MS elencou o total de 22 municípios mineiros aptos a receberem os imunizantes, sendo que nove são da região de Saúde de Coronel Fabriciano/Timóteo: Coronel Fabriciano, Timóteo, Pingo-d'Água, Antônio Dias, Marliéria, Santa Maria de Itabira, Jaguaraçu, Dionísio e Córrego Novo. Outros 13 pertencem à região de Saúde de Belo Horizonte/Nova Lima: Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Nova Lima, Caeté, Rio Acima, Jaboticatubas, Raposos, Belo Vale, Moeda, Nova União e Taquaraçu de Minas.

Critério para a distribuição de vacinas
As regiões selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; registram alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e têm maior predominância do sorotipo DENV-2. Conforme a lista, 16 estados e o Distrito Federal têm cidades que preenchem os requisitos, porém, dos seis municípios selecionados no Vale do Aço, apenas Fabriciano tem mais de 100 mil habitantes.

Esquema vacinal
O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público. A Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao SUS em dezembro do ano passado, após análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Joao Batista de Souza

28 de fevereiro, 2024 | 11:06

“Protesto, Ipatinga tem sim que receber doses desta vacina contra a dengue !
Por que nossas crianças não merecem ser protegidas contra essa doença ?”

Lul4 L@dr@o

23 de fevereiro, 2024 | 11:22

“Para os desinformados de plantão.
https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0113724-secretario-de-saude-de-ipatinga-pleiteia-em-brasilia-envio-de-vacinas-contra-dengue”

[email protected]

23 de fevereiro, 2024 | 08:09

“Bom dia.
Concordo Zé Doido....”

Aníbal

22 de fevereiro, 2024 | 22:28

“Boa Noite
Vamos ter que perguntar o prefeito ,decisão é dos prefeitos...Nunes nao qer que vacina nossas crianças.
Grato”

Zé Doido

22 de fevereiro, 2024 | 22:08

“Oh Cleber, o Lula não tem nada com isso não, o Lula apoia a vacinação, quem não gosta de vacina é o genocida do Bozo, o matuto do Zema e cascateiro prefeito de Ipatinga que se acha um Bozo Mirim, então, se Ipatinga não está se esforçando pra vacinar contra a dengue, é porque o Baby Bozo não quer talkey?!

#VacinasSim
#VacinasSalvamVidas
#BolsonaroZema&GustavoNão”

Cleber Sousa

22 de fevereiro, 2024 | 19:49

“Uai Ipatinga não foi contemplada? O Lula não gosta de Ipatingue ? Quase todes que moram em Ipatinga tem um parente com Dengue....”

Envie seu Comentário