21 de fevereiro, de 2024 | 17:34
11º Batalhão de Bombeiro Militar de Ipatinga tem nova comandante
Tenente-coronel Janine Gonçalves assumiu o comando do batalhão ipatinguense na manhã de quarta-feira
Wellington Fred
Janine Gonçalves de Faria Rocha assumiu nesta quarta-feira o comando do 11º Batalhão de Bombeiro Militar de Ipatinga

A tenente-coronel Janine Gonçalves de Faria Rocha assumiu o comando do 11º Batalhão de Bombeiro Militar de Ipatinga em solenidade no auditório da Fiemg-MG, na manhã desta quarta-feira (21). Janine ocupa o lugar do tenente-coronel Alexsandro Carlos de Oliveira Nunes, que foi transferido para Governador Valadares após nove anos comandando a unidade ipatinguense.
Familiares e colegas de corporação do oficial, que deixou o comando, e da nova comandante do 11º BBM estiveram na solenidade. Alexsandro chegou a se emocionar ao recordar o tempo em que chegou ao Vale do Aço, em 2015, ainda capitão, quando a região passava por uma crise econômica.
Nunes esteve à frente dos bombeiros no Vale do Aço até a elevação de companhia para companhia especial e, posteriormente, para batalhão. Ele agradeceu o apoio que teve neste período. Ajuda de muitos para mostrar a importância em valorizar o bombeiro, assim valorizando também o Vale do Aço. Assim virou, em 2018, o batalhão de Ipatinga que é a maior unidade operacional do Corpo de Bombeiros”, lembrou o tenente-coronel.
Wellington Fred
A solenidade de posse da nova comandante do 11º BBM ocorreu no auditório da Fiemg Vale do Aço

Janine, em seu discurso, agradeceu a acolhida da comunidade do Vale do Aço e que o seu desafio maior é manter o bom trabalho do seu antecessor. Temos alguns projetos para trabalhar com batalhão, projetos sociais que queremos desenvolver com a comunidade local. Trabalhar para melhorar a resiliência da comunidade, tentando manter um bom nome do Corpo de Bombeiros aqui, porque realmente o trabalho do Nunes foi excepcional”, comentou a nova comandante.
A tenente-coronel Janine revelou que fez um levantamento das demandas dos bombeiros na região e destacou um número elevado de incêndios residenciais. Aqui tem muita ocorrência de incêndio em residência, mesmo de menor vulto. E aí a gente pretende trabalhar na conscientização de como se prevenir, de como se precaver para evitar tais transtornos”, esclareceu.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, participou da troca de comando do 11º BBM. O evento contou com a presença de empresários, representantes de entidades, prefeitos e outros políticos da região de abrangência da unidade de Ipatinga, como João Monlevade, Timóteo, Ipatinga.
O coronel Erlon elogiou o trabalho de Alexsandro em Ipatinga ao longo de quase uma década. A unidade de Ipatinga teve um crescimento dos últimos anos, em especial de 2018 para cá, quando ela foi levada à categoria de batalhão. O tenente-coronel Alessandro Nunes participou ativamente dessa transformação”, lembrou.
Sobre a chegada da tenente-coronel Janine, o coronel Erlon disse que é uma situação natural as mulheres assumirem os diversos comandos de órgãos e instituições. A gente escolheu Janine para assumir essa nova função e dar continuidade e promover melhorias nessa tão importante unidade, que é o 11º aqui no Vale do Aço”, finalizou.
A tenente-coronel bombeiro militar Janine Gonçalves é natural de Belo Horizonte, onde nasceu em 24 de setembro de 1977. Ela foi aspirante-a-oficial em 3 de outubro de 2003 e promovida ao posto de tenente-coronel em 25 de dezembro de 2023. Antes de assumir o comando no Vale do Aço, Janine era chefe do Núcleo Administrativo do 5º Comando Operacional de Bombeiros (COB) em Governador Valadares. Janine Gonçalves é casada e possui dois filhos.
MAIS FOTOS




Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Chouriço
22 de fevereiro, 2024 | 10:35Parabéns a nova Chefe dos Bombeiros de Ipatinga.
Deixo aqui uma canção para enaltecer essa assunção da mulher ao comando do Bombeiro aqui no nosso Município:
Mamãe perguntou filhinha o que você quer ser?
Eu quero a profissão que tem divisa e brevê!
O meu namorado disse isso é coisa de homem!
Eu disse sai da frente, pega o seu beco e some!
Lugar de mulher é onde ela quiser
Não precisa saber fazer bolo e nem café!
Sexo frágil nunca existiu!
Aqui é equipamento, bandoleira e fuzil!
Profissão honrada muito orgulho e vibração!
Oloco! Sai da frente é feminino no vagão!”
Gildázio Garcia Vitor
21 de fevereiro, 2024 | 17:13A Senhora Tenente-Coronel, Janine Gonçalves, é mais uma importante lição para confirmar a frase, que além de título de livro, já é quase um ditado popular: "Lugar de mulher é onde ela quiser".
Parabéns! Seja muito bem-vinda ao nosso Vale do Aço.
Bom trabalho e muito sucesso nesta nova Missão!”