21 de fevereiro, de 2024 | 17:34

11º Batalhão de Bombeiro Militar de Ipatinga tem nova comandante

Tenente-coronel Janine Gonçalves assumiu o comando do batalhão ipatinguense na manhã de quarta-feira

Wellington Fred
Janine Gonçalves de Faria Rocha assumiu nesta quarta-feira o comando do 11º Batalhão de Bombeiro Militar de IpatingaJanine Gonçalves de Faria Rocha assumiu nesta quarta-feira o comando do 11º Batalhão de Bombeiro Militar de Ipatinga

A tenente-coronel Janine Gonçalves de Faria Rocha assumiu o comando do 11º Batalhão de Bombeiro Militar de Ipatinga em solenidade no auditório da Fiemg-MG, na manhã desta quarta-feira (21). Janine ocupa o lugar do tenente-coronel Alexsandro Carlos de Oliveira Nunes, que foi transferido para Governador Valadares após nove anos comandando a unidade ipatinguense.

Familiares e colegas de corporação do oficial, que deixou o comando, e da nova comandante do 11º BBM estiveram na solenidade. Alexsandro chegou a se emocionar ao recordar o tempo em que chegou ao Vale do Aço, em 2015, ainda capitão, quando a região passava por uma crise econômica.

Nunes esteve à frente dos bombeiros no Vale do Aço até a elevação de companhia para companhia especial e, posteriormente, para batalhão. Ele agradeceu o apoio que teve neste período. “Ajuda de muitos para mostrar a importância em valorizar o bombeiro, assim valorizando também o Vale do Aço. Assim virou, em 2018, o batalhão de Ipatinga que é a maior unidade operacional do Corpo de Bombeiros”, lembrou o tenente-coronel.
Wellington Fred
A solenidade de posse da nova comandante do 11º BBM ocorreu no auditório da Fiemg Vale do Aço A solenidade de posse da nova comandante do 11º BBM ocorreu no auditório da Fiemg Vale do Aço

Janine, em seu discurso, agradeceu a acolhida da comunidade do Vale do Aço e que o seu desafio maior é manter o bom trabalho do seu antecessor. “Temos alguns projetos para trabalhar com batalhão, projetos sociais que queremos desenvolver com a comunidade local. Trabalhar para melhorar a resiliência da comunidade, tentando manter um bom nome do Corpo de Bombeiros aqui, porque realmente o trabalho do Nunes foi excepcional”, comentou a nova comandante.

A tenente-coronel Janine revelou que fez um levantamento das demandas dos bombeiros na região e destacou um número elevado de incêndios residenciais. “Aqui tem muita ocorrência de incêndio em residência, mesmo de menor vulto. E aí a gente pretende trabalhar na conscientização de como se prevenir, de como se precaver para evitar tais transtornos”, esclareceu.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, participou da troca de comando do 11º BBM. O evento contou com a presença de empresários, representantes de entidades, prefeitos e outros políticos da região de abrangência da unidade de Ipatinga, como João Monlevade, Timóteo, Ipatinga.

O coronel Erlon elogiou o trabalho de Alexsandro em Ipatinga ao longo de quase uma década. “A unidade de Ipatinga teve um crescimento dos últimos anos, em especial de 2018 para cá, quando ela foi levada à categoria de batalhão. O tenente-coronel Alessandro Nunes participou ativamente dessa transformação”, lembrou.

Sobre a chegada da tenente-coronel Janine, o coronel Erlon disse que é uma situação natural as mulheres assumirem os diversos comandos de órgãos e instituições. “A gente escolheu Janine para assumir essa nova função e dar continuidade e promover melhorias nessa tão importante unidade, que é o 11º aqui no Vale do Aço”, finalizou.

A tenente-coronel bombeiro militar Janine Gonçalves é natural de Belo Horizonte, onde nasceu em 24 de setembro de 1977. Ela foi aspirante-a-oficial em 3 de outubro de 2003 e promovida ao posto de tenente-coronel em 25 de dezembro de 2023. Antes de assumir o comando no Vale do Aço, Janine era chefe do Núcleo Administrativo do 5º Comando Operacional de Bombeiros (COB) em Governador Valadares. Janine Gonçalves é casada e possui dois filhos.


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Chouriço

22 de fevereiro, 2024 | 10:35

“Parabéns a nova Chefe dos Bombeiros de Ipatinga.

Deixo aqui uma canção para enaltecer essa assunção da mulher ao comando do Bombeiro aqui no nosso Município:

Mamãe perguntou filhinha o que você quer ser?
Eu quero a profissão que tem divisa e brevê!
O meu namorado disse isso é coisa de homem!
Eu disse sai da frente, pega o seu beco e some!
Lugar de mulher é onde ela quiser
Não precisa saber fazer bolo e nem café!
Sexo frágil nunca existiu!
Aqui é equipamento, bandoleira e fuzil!
Profissão honrada muito orgulho e vibração!
Oloco! Sai da frente é feminino no vagão!”

Gildázio Garcia Vitor

21 de fevereiro, 2024 | 17:13

“A Senhora Tenente-Coronel, Janine Gonçalves, é mais uma importante lição para confirmar a frase, que além de título de livro, já é quase um ditado popular: "Lugar de mulher é onde ela quiser".
Parabéns! Seja muito bem-vinda ao nosso Vale do Aço.
Bom trabalho e muito sucesso nesta nova Missão!”

Envie seu Comentário