19 de fevereiro, de 2024 | 15:30
Patrimônio e artes andam juntos em ação educativa na região
Warley Soares/Divulgação
Atividade inclui educação patrimonial e visita ao Centro de Memória Usiminas: imersão de jovens na história
Atividade inclui educação patrimonial e visita ao Centro de Memória Usiminas: imersão de jovens na história
Um encontro entre escolas do Vale do Aço, a história, o patrimônio e a arte. Essa é a premissa do projeto Instituto Usiminas na Escola”, que promove oficinas artísticas para cerca de 20 turmas de escolas da região. A primeira a ser contemplada, no início deste mês, reuniu alunos e professores da Escola Estadual Joaquim Eliziário da Silva, de Santana do Paraíso.
O objetivo é fazer com que a comunidade escolar reflita sobre o patrimônio cultural e conheça mais de perto o acervo de arte e história do Centro de Memória Usiminas, um dos equipamentos culturais mantidos pela Usiminas, patrocinadora da ação pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. A iniciativa será realizada em instituições que não estão localizadas Ipatinga, com o objetivo de possibilitar a descentralização das ações de arte-educação para públicos de outras localidades, informa a produção.
A imersão dos alunos nos temas das exposições permanentes do Centro de Memória Usiminas é completa. Após as oficinas nas escolas, os participantes são levados a conhecer o espaço abrigado no antigo Grande Hotel Ipatinga, bem tombado como patrimônio histórico do município, localizado no bairro Castelo. Esta ação nos conecta ainda mais com a comunidade escolar. Partimos do ambiente dos alunos para o nosso espaço, numa troca de experiências, vivências, inclusão e formação. O Centro de Memória Usiminas é um espaço rico para ampliação de repertório e despertar do conhecimento para temas diversos”, frisa Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]