19 de fevereiro, de 2024 | 13:38

Usiminas faz mais uma rodada da pesquisa ambiental para ouvir a comunidade de Ipatinga

Divulgação
Essa é a 9ª pesquisa semestral que integra o compromisso formal assumido pela Usiminas junto à comunidade e ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em 2019Essa é a 9ª pesquisa semestral que integra o compromisso formal assumido pela Usiminas junto à comunidade e ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em 2019

A partir desta segunda-feira (19), a Usiminas dará início a uma nova rodada da Pesquisa Ambiental, com o objetivo de acompanhar a percepção da população sobre as ações realizadas pela empresa com foco na redução do material particulado (pó preto). Essa é a 9ª pesquisa semestral que integra o compromisso formal assumido pela Usiminas junto à comunidade e ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em 2019.

O levantamento, conduzido pela CP2, abrange visitas domiciliares e diálogos com moradores de 12 bairros próximos à Usina de Ipatinga: Bela Vista, Bom Retiro, Cariru, Castelo, Centro, Das Águas, Ferroviários, Horto, Iguaçu, Imbaúbas, Novo Cruzeiro e Vila Ipanema.

“Essa iniciativa reafirma o compromisso da Usiminas em ser uma boa vizinha. A partir da escuta ativa junto aos moradores, buscamos sempre melhorar nossos processos ambientais, com foco no bem-estar da população”, destacou Lucas Lima, gerente-geral de Meio Ambiente da Usiminas, em nota divulgada nesta segunda-feira.

Para garantir a segurança dos moradores participantes, a equipe de pesquisa estará uniformizada e devidamente credenciada.

Investimentos ambientais

Em 2023, a Usiminas concluiu o maior ciclo anual de investimentos de sua história. O principal foco foi o Alto-forno 3, que recebeu um investimento no valor de R$ 2,7 bilhões, com R$ 500 milhões voltados especificamente para melhorias no desempenho ambiental.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Zezé

23 de fevereiro, 2024 | 15:30

“Cresci, vivi e vivo em áreas e cidades com indústrias onde estão instaladas ou foram instaladas. Cubatão, Timóteo, João Monlevade e Ipatinga onde trabalhei na Usiminas por 25 anos. Viver nessas cidades e reclamar da poluição que elas produzem é chover no molhado. Todas foram e são essenciais para o progresso das mesmas e para elas todos nós viemos por causa do emprego ou para trabalhar no em torno das mesmas para viver ou sobreviver. Ou vive sofrendo e reclamando ou se muda delas.”

Jose

19 de fevereiro, 2024 | 14:02

“Trabalhei por quase 40 anos na Usiminas e conheço bem as áreas de redução, é só diminuir a emissão de particulados e aí não precisa fazer nenhuma pesquisa. Se continuar assim, em 2040 ou 2050 estarão com a mesma proposta de fazer pesquisa entre a população e com a promessa de no ano seguinte fazer outra. É o capital sendo capital!”

Célio Cunha

19 de fevereiro, 2024 | 14:01

“Prezado(a) Redator(a),
Embora louvemos a iniciativa de realizar um estudo sobre a qualidade do ar em Ipatinga, especialmente nos bairros próximos à empresa em questão, gostaríamos de expressar nossa profunda preocupação com a abrangência e representatividade desse estudo.

A iniciativa, embora louvável, não representa o clamor da população de toda a cidade e áreas circunvizinhas. Todos os bairros de Ipatinga estão sofrendo com a intensificação da poluição do ar, caracterizada pelo "pó preto" expelido pela empresa. Limitar o estudo aos bairros limítrofes à empresa corre o risco de subestimar a gravidade do problema e mascarar a real percepção da população.

A iniciativa, portanto, corre o risco de nascer com "sinal de morte" no que tange ao reconhecimento da real qualidade do ar que a empresa impõe à população. É fundamental que o estudo seja ampliado para abranger toda a cidade e áreas impactadas, garantindo uma análise abrangente e representativa da situação.

Ainda assim, mantemos a esperança de que o Ministério Público atue de forma contundente para garantir um meio ambiente saudável para a coletividade. A empresa precisa ser responsabilizada por seus impactos e obrigada a tomar medidas eficazes para reduzir a emissão de poluentes e garantir a qualidade do ar para todos os cidadãos de Ipatinga.

Acreditamos que a união da população e a atuação firme do Ministério Público são fundamentais para que essa luta por um meio ambiente saudável seja vitoriosa.

Atenciosamente, Celio Cunha”

Rodrigo

19 de fevereiro, 2024 | 13:59

“Boa tarde Lucas Lima( gerente meio ambiente)! Conhece o conceito de "FLORESTA DE BOLSO"? Vale a pena dar uma olhada. Obrigado”

Rodrigo

19 de fevereiro, 2024 | 13:52

“Então, uma opinião de morador/eleitor do Vale do Aço): nenhum candidato falou ou fala de reflorestar as cidades( Timóteo, Ipatinga ou CF)...nenhunzinho...nada ...nadinha... até o presente momento ou apresentou algum projeto real/efetivo de "gestão ambiental". A eleição para prefeito é no fim do ano.”

Envie seu Comentário