Expo Usipa 2024 02 - 728x90

18 de fevereiro, de 2024 | 08:30

A Miss Ipatinga que conquistou o título de Miss Brasil

Arquivo Pessoal
Nascida no município de Dionísio, Suzana Araújo dos Reis tem hoje 65 anos Nascida no município de Dionísio, Suzana Araújo dos Reis tem hoje 65 anos

Silvia Miranda - Repórter Diário do Aço
Entre tantos personagens importantes, o município de Ipatinga tem também uma Miss Brasil. Suzana Araújo dos Reis, hoje com 65 anos, nasceu no município de Dionísio e também morou em Coronel Fabriciano. Porém, foi seu emprego em Ipatinga que a levou a representar a cidade no concurso de beleza mais famoso do mundo, conquistando a coroação em 1978, em cerimônia realizada no Ginásio Presidente Médici, na capital Brasília.

Em entrevista à reportagem do Diário do Aço, Suzana Araújo conta que em 1977 foi convidada a representar o Colégio Padre Cícero de Castro, no concurso Miss Ipatinga, conquistando o segundo lugar. Funcionária da antiga Usimec, na época, a indicação e a torcida maciça dos colegas de trabalho foram a motivação principal para encorajá-la nesta jornada.

Em 1978, a direção do Cariru Tênis Clube convidou Suzana para representar o clube no concurso municipal. Inicialmente, a resposta foi negativa, no entanto, mais uma vez as amigas e amigos da Usimec impulsionaram Suzana a mudar de ideia, e ela disputou pela segunda vez o concurso municipal e foi escolhida como a mulher mais bonita de Ipatinga.

"Aí começou minha trajetória. Pedi licença do trabalho, me preparei para o Miss Minas Gerais 1978, representando Ipatinga com outras 53 representantes de cidades de Minas em Araxá, onde foi realizado o concurso", conta.

Apoio do prefeito João Lamego
O então prefeito de Ipatinga, João Lamego (1977-1982), junto à primeira dama Dona Terezinha, patrocinou a participação da Miss Ipatinga e ainda levou uma grande torcida para o evento em Araxá. "Minha gratidão eterna por eles. E assim também ocorreu em Brasília em julho de 78, levando 11 ônibus para a torcida, apostando na minha vitória", destaca.
Depois de se tornar Miss Brasil, Suzana Araújo seguiu para o México, onde participou do Miss Universo, realizado no balneário de Acapulco.

Raízes no Vale do Aço
Nascida em Dionísio, no Colar Metropolitano do Vale do Aço, a Miss Brasil também morou em São Domingos do Prata e posteriormente se mudou para Coronel Fabriciano, onde viveu com os pais e seus seis irmãos, até se casar com José Francisco Ribeiro dos Reis Filho, uma união vivida há 44 anos e com quem reside no município de Leolpoldina, na Zona da Mata.

"Minha ligação com o Vale do Aço é muito forte. Morei no bairro Bom Jesus em Fabriciano, com meus seis irmãos e meus pais, que são meu orgulho, meu exemplo de vida, o meu ‘amor eterno’. A maioria dos meus irmãos continuam morando no Vale do Aço, que visito sempre. E no Vale do Aço também tenho amigos de verdade que prezo e valorizo, são amizades com muito carinho", revela.

Arquivo Pessoal
Suzana conquistou o título com o apoio de uma torcida que saiu de Ipatinga em 11 ônibus Suzana conquistou o título com o apoio de uma torcida que saiu de Ipatinga em 11 ônibus

Mudança no padrão de beleza
Questionada sobre quais as mudanças na categorização de padrão de beleza desde a sua época no concurso, Suzana Araújo considera o assunto algo muito mais amplo e diversificado. Mas que existem sim diferenças na forma que as misses da sua época encaravam o concurso em relação ao formato atual.

"Na minha época não se tinha acesso a intervenções cirúrgicas e procedimentos estéticos. O nosso dito ‘padrão’ era mais natural, pintávamos o cabelo, apostávamos numa boa maquiagem e só. Hoje em dia a Miss é construída conforme o padrão que ela acredita e tá tudo certo, são outros tempos, outras exigências, algumas coisas evoluem outras nem tanto, mas o que realmente importa é a essência de cada Miss, saber entender o seu papel na sociedade, a sua voz feminina para outras mulheres. E isso eu realmente espero que não mude nunca!", defende.

A emoção da coroação
Um momento de muita emoção e gratidão, marcando para sempre a sua vida, assim é a definição dada por Suzana ao dia da coroação. "Falar sobre o meu título de Miss Brasil é algo inefável, ou seja, que não pode ser traduzido ou descrito em palavras, só quem vive sabe a emoção que é ser coroada Miss Brasil, não pelo título e nem pelo status, mas sim de saber que você é a representante das mulheres de sua nação, do seu povo. Isso é o que realmente importa", define.

Influência a novas gerações
Levar sua história, experiência e cultura para outras gerações, por meio das mídias sociais, é um dos passatempos prediletos da Miss Brasil. "Amo ser convidada para lives, entrevistas e podcasts, e além disso participo do Grupo Misses do Brasil, onde várias Misses de diferentes épocas se juntam para inúmeras atividades como o nosso encontro anual. Amo também levar apoio e incentivo às meninas que sonham em um dia ser Miss Brasil. Ser Miss é isso, é saber que o título pode até passar adiante, mas o seu reinado é eterno", destacou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Antônio Freitas de Oliveira

19 de fevereiro, 2024 | 14:56

“Gratidão. Beleza e ousadia. Suzana, acreditocê parceira lembra de mim, apesar de tantos anos... Hoje vejo como foi importante ter você como parceira de trabalho na USIMEC. Valeu por ser ousada.”

Marcia Lima Fonseca

19 de fevereiro, 2024 | 06:45

“Muita linda, até hoje. Muito legal saber dessa história.”

Ildebra Rodrigues Silva Caires Pizza

19 de fevereiro, 2024 | 00:51

“Continua linda! Postem fotos dela no desfiles”

José Carlos Domingos

18 de fevereiro, 2024 | 20:36

“Muito linda, parabéns, a todos os envolvidos nesta maravilhosa empreitada, mim orgulho de você amor ???”

Varlei Sílvio de Castro

18 de fevereiro, 2024 | 19:32

“Suzana encantou a todos com sua beleza. É um orgulho pra cidade de Ipatinga. Conheci o Sr João, pai dela e fui aluno de um monte de primas dessa miss. Pra quem não sabe, ela é também, prima do ator José Mayer, de grande sucesso em novelas dar globo. Ela só não mereceu o discurso que João Lamego fez pra ela no seu retorno a Ipatinga, com a faixa de Miss Brasil. Ele disse: "Essa linda rosa, que nasceu em Dionísio, desabrochou em Fabriciano e veio abrir o botão em Ipatinga"”

Eduardo Higino Silva

18 de fevereiro, 2024 | 15:49

“?tima reportagem é muito bacana valorizar o que é da nossa região, a importância e visibilidade de a miss Suzana Araújo deu para o nosso Vale do aço”

Ely de Oliveira

18 de fevereiro, 2024 | 15:08

“Fomos colegas de escola em Fabriciano, Colégio Estadual Alberto Giovannini por quatro anos. Uma pessoa sensacional, além da beleza, a simplicidade contagiava a todos. Me orgulho muito desse privilégio, muito mais pela pessoa do que pela Miss. Susana é merecedora por tudo que lhe aconteceu e apenas mais um detalhe, Ela tem uma irmã, Susan, que é tão bela, tão maravilhosa,quanto. Acho que se não acontecesse com Ela, com certeza a Susan seria a nossa Miss anos depois. Parabéns Susana!!!”

João Batista de Andrade Neto

18 de fevereiro, 2024 | 14:30

“Lembro até hoje de seu desfile dentro de nossa querida USIMEC, com seu traje brilhante e maravilhoso, em cima do caminhão corpo de bombeiros. Inesquecível.”

Luiz Dias da Costa

18 de fevereiro, 2024 | 13:50

“Felicitaciones amiga suzana voce foi e sera sempre a nossa querida Miss brasil,mesmo voce sendo Miss brasil voce nao eswueceo fos smigos e amigas da epoca do imaculala,passei o meu aniverssrio e ano novo no mexico e sepre falava com a minha edposa ivonne aqui foi aonde a suzana ganhou o vomcurso de Miss Brasil ,os Mexicanos siguen sendo um povo muito hospitaleiros suzana.
Abracos e muitas bendiciones a la familia”

José Roberto Rodrigues Xavier

18 de fevereiro, 2024 | 12:24

“?tima reportagem, parabéns!”

João

18 de fevereiro, 2024 | 08:45

“Parabéns Susana Araújo! Lembro muito do seu desfile em carro aberto pelas ruas de Ipatinga já como Miss Brasil.”

Envie seu Comentário