Expo Usipa 2024 02 - 728x90

15 de fevereiro, de 2024 | 14:11

Inscrições para o Mutirão Creche para Todos podem ser realizadas em Ipatinga

Rovena Rosa/Agência Brasil
Mutirão busca alcançar a universalização do acesso a creches e pré-escolas para todas as crianças de Minas GeraisMutirão busca alcançar a universalização do acesso a creches e pré-escolas para todas as crianças de Minas Gerais

Para as crianças de 0 a 3 anos que precisam de matrícula em creches ou de 4 a 5 anos que já estão na fase de pré-escola e não conseguem vagas, pais e responsáveis podem fazer a inscrição no Mutirão Creche para Todos, mais uma iniciativa inédita realizada pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG).

“Todos os municípios têm o dever imediato de oferecer vagas em creches e pré-escolas para todas as crianças, com base no julgamento do Tema 548 pelo Supremo Tribunal Federal. O Mutirão visa construir com as prefeituras fluxos administrativos para a criação ou ampliação desse serviço, evitando a judicializacão. É muito importante que as famílias saibam que todas as crianças de 0 a 5 anos têm direito subjetivo a vaga em creche ou pré-escola e procurem a Defensoria Pública para efetivarem esse direito”, explicou Daniele Bellettato Nesrala, responsável pela Coordenadoria Estratégica de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Cededica/DPMG).

As inscrições serão realizadas até o próximo sábado (17) em 27 Unidades da DPMG participantes, entre elas a de Ipatinga, localizada na rua Poços de Caldas, 69, 2º andar, Centro, segunda à sexta-feira, das 13h às 16h. Poderão ser recebidas inscrições de demanda por vaga em creche ou pré-escola de quaisquer dos municípios que integrem a comarca.

Documentos obrigatórios para a inscrição: certidão de nascimento da criança com CPF; cópia da carteira de identidade e do CPF do representante legal; comprovante de endereço no município onde se almeja a vaga, que deverá ser atual e com CEP, preferencialmente em nome do requerente, ou declaração de residência, que pode ser obtida no posto de saúde ou no Cras.

Objetivo
A iniciativa é da Cededica, com apoio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC). O Creche para Todos tem por objetivo alcançar a universalização do acesso a creches e pré-escolas para todas as crianças de Minas Gerais, com foco na resolução extrajudicial por meio de tratativas com os respectivos municípios.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jaqueline Santos Laureano

16 de fevereiro, 2024 | 14:54

“Preciso de vaga pro meu filho de 2 anos pois não tenho condições de ficar pagando gente pra olhar ele
Fiz o cadastro na creche só que tem que espera vaga isso demora muito”

Xisto

15 de fevereiro, 2024 | 22:02

“São as crianças, que sem falar,
nos ensinam as razões para viver.
Elas não têm saberes a transmitir.
No entanto, elas sabem o essencial da vida.

Viva as creches, viva os CMEI, viva os CIEPS criado pelo saudoso Leonel Brizola e viva todos os profissionais da educação que fazem essa imensa roda gigante da vida girar.”

Envie seu Comentário