15 de fevereiro, de 2024 | 09:00

Projeto que incentiva o descarte correto de lixo será realizado em Ipatinga

Divulgação
Inicialmente, o projeto poderá atender os bairros Iguaçu, Cidade Nobre e IdealInicialmente, o projeto poderá atender os bairros Iguaçu, Cidade Nobre e Ideal

Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
A partir do próximo sábado (17), o ecoponto "Recicle e viva” estará disponível para processo de coleta seletiva em Ipatinga. Em um primeiro momento, o serviço será ofertado na rua Ocara, número 65, no bairro Iguaçu.

Inicialmente, os fundadores da iniciativa pretendiam atender, além do Iguaçu, os bairros Cidade Nobre e Ideal. No entanto, todos os moradores do município poderão entregar o material para descarte.

O projeto vai funcionar durante o ano inteiro, uma vez por mês. As próximas datas já estão marcadas, sendo elas: 2 de março, 6 de abril, 4 de maio, 1 de junho, 6 de julho, 3 de agosto, 14 de setembro, 5 de outubro, 9 de novembro e 7 de dezembro.

O ecoponto "Recicle e viva" é um trabalho de rede colaborativa, entre empresas e sociedade. Essa é uma iniciativa do movimento Limpa Brasil e da Fundação Roble del Sur, com coordenação regional de Patrícia Barbosa e Patrícia Faria.

Trabalho
A ação busca a coleta seletiva e o descarte correto do resíduo doméstico como ferramenta para o combate às epidemias e doenças, dentre elas a dengue e a chikungunya, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Os materiais a serem recolhidos são: vidros de alimento, garrafas (embalados em caixa de papelão), medicação vencida e a vencer, chapa de raio-X, agulhas e seringas, sobra de tecido e aviamentos, lacre de latinha de alumínio, óleo de cozinha usado, papelão, caderno, livros, plásticos, metais e lixo eletrônico e eletrodomésticos em geral, exceto lâmpadas e pilhas.

Apoio
Entre os parceiros da ação, estão: Movimento Limpa Brasil, Fundação Roble del Sur, Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Farmabiente, Casa do Artesão de Ipatinga - Matizes, Ascari, Ascati, Lions Internacional, Ecovale e Papel Vivo.

Importância
A coordenadora Patrícia Barbosa explica que o projeto é um chamado para a responsabilidade de cada um. “Cada criança, jovem, adulto, empresas, escolas e ONGs podem fazer a diferença ao separar o material que têm em casa e levar para o descarte correto. Além do material ser reprocessado e reutilizado na indústria, também atenderão ao objetivo de comprar cadeira de rodas, proporcionando remédio para as pessoas que não podem comprar e material para os artesãos trabalharem. Assim, a sociedade ganha e o meio ambiente também”, enfatiza.

Patrícia também explica que o ecoponto "Recicle e viva” atenderá os bairros Iguaçu, Cidade Nobre e Ideal pela disponibilidade do local que o parceiro oferece.

“Tem uma grande população e comércio no entorno e acreditamos que, se as pessoas forem sensibilizadas, já será um grande avanço. Nosso desejo é que outros bairros se inspirem e estamos dispostos a contribuir com a organização e parceria. Quanto aos demais municípios, com nossa ação em rede, queremos demonstrar que é possível deixar as cidades mais limpas e livres de doenças pelo processo da coleta seletiva. Certamente é uma proposta que envolve governo, sociedade e iniciativa privada”, ressalta.

Ela ainda explica que alguns municípios já fazem a coleta seletiva, mas a região do Vale do Aço ainda está longe do ideal. “Educação para a sustentabilidade é um exercício diário e exige mudança de hábitos. Este não é o primeiro projeto de ecoponto que realizamos ao longo dos anos. É sempre uma alegria ver o resultado no final do dia e ao mesmo tempo, uma frustração ao perceber que tudo voltará como antes. Mas acreditamos que pequenos gestos fazem a diferença, e torcemos para que em breve tenhamos um processo de coleta seletiva implantado na cidade”, conclui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Lima

17 de fevereiro, 2024 | 11:13

“De que adianta selecionar se os próprios lixeiros deixam lixo para trás e fazem a maior bagunça. Deixando restos de lixo para trás nas ruas!!!!!!!!”

Zoio de Zoiar

16 de fevereiro, 2024 | 13:13

“Se não quiser uma cidade suja, não deposite lixo na urna.”

Geraldo Magela de Morais

15 de fevereiro, 2024 | 11:25

“parabéns pela iniciativa.
acredito que achar uma maneira de envolver os catadores de recicláveis seria interessante.”

Gari da Limpeza Urbana

15 de fevereiro, 2024 | 11:13

“Até que enfim a prefeitura chamou a responsabilidade pra ela e tomou atitude, vamos ver se realmente vai ter resultados. Chega de tanto lixo nas ruas de Ipatinga, nos moradores da cidade não aguentamos mais tantos alagamentos por culpa de irresponsáveis”

Envie seu Comentário