15 de fevereiro, de 2024 | 07:00
Quaresma: tempo de jejum, oração e caridade para os católicos
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do AçoMatheus Valadares
De acordo com a CNBB, o período quaresmal faz referência aos 40 dias em que Jesus esteve no deserto

Nesta quarta-feira (14) teve início o período quaresmal, celebrado pela Igreja Católica Romana e seus fiéis. A Quaresma é o período entre a Quarta-feira de Cinzas e a quinta-feira santa, época sagrada para os cristãos.
O padre Uíldes Flávio Assis, pároco da Paróquia Cristo Libertador, em Ipatinga, comenta sobre a tradição da Quaresma no cristianismo.
No calendário litúrgico da Igreja Católica Apostólica Romana, existem duas festas centrais: a primeira é o nascimento de Jesus, o Natal, e para nos preparar para o Natal tem o tempo do advento. E outra festa fundamental do calendário litúrgico da Igreja Católica é a paixão, morte e ressurreição de Jesus, que é a Páscoa. Em função destas duas grandes celebrações organiza-se todo o calendário litúrgico. Daí para nos preparar para bem celebrarmos a paixão, morte e ressurreição de Jesus, que é a Páscoa, nós temos o tempo da Quaresma”, afirma.
De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o período quaresmal faz referência aos 40 dias em que Jesus Cristo esteve no deserto. A conta inicia a partir da Quarta de Cinzas a quinta-feira da Semana Santa - excluída a celebração da Ceia do Senhor, quando inicia o tríduo pascal - que resulta em 46 dias. A partir disso, são retirados seis, que é o número de domingos que há no período da Quaresma, restando 40.
Uíldes Flávio ressalta a importância do período na preparação para a Páscoa dos católicos: Esse tempo de 40 dias é especial para nós católicos, especial no sentido de que deve nos ajudar a viver um tempo de silêncio. Um tempo de reflexão, um tempo de meditação maior, é um tempo de esvaziar-nos de nossos orgulhos, de nossa vaidade, do egoísmo, para nos encher da presença de Deus. Isto nos levará à verdadeira celebração pascal. É tempo de travar uma batalha contra os nossos defeitos, nossos vícios, nossas fragilidades. É um tempo de lutar profundamente contra tudo que nos distancia, nos afasta de Deus”, reflete o sacerdote.
Vinicius Garcia/Pexels/Divulgação
Tempo da Quaresma é iniciado com a celebração da Santa Missa nas igrejas católicas

Jejum, oração e caridade
Embora muitas pessoas associem a Quaresma apenas ao jejum de carne, ela vai além, envolvendo práticas como a oração e a caridade.
Três atitudes perpassam esse tempo: o jejum, a oração e a caridade. Exatamente essas três ações, elas nos permitem captar, vivenciar, aprofundar esse tempo quaresmal. Por que do jejum? Porque ao jejuar purificamos não somente o corpo, mas também o espírito. E quanto menos apego e coisas houver em nosso coração, mais espaço haverá no nosso coração para Deus”, explica o pároco.
Além do jejum, a outra prática é a oração. A oração é útil para expressar o nosso amor a Deus e também o desejo de realizar a sua vontade. Somos convidados, no tempo da Quaresma, a intensificar a oração pessoal e também a intensificar a oração comunitária. A me unir mais à minha comunidade de fé para viver profundamente a oração comunitária. Além do jejum e da oração, temos também a prática da esmola, que nós traduzimos melhor como caridade. Convidados a quebrar o nosso egoísmo e imitar a misericórdia de Deus, repartindo o pão com os necessitados, dar de comer a quem tem fome, de beber a quem tem sede, visitar os doentes. As obras de caridade, são muito próprias para quem quer aproximar-se do Senhor, contemplando-o na fragilidade humana”, detalha.
Na quinta-feira Santa, o ciclo da Quaresma chega ao fim com a missa da ceia do Senhor, que neste ano ocorrerá em 28 de março. Esse momento é crucial, pois antecede os eventos da paixão e morte de Cristo, preparando os fiéis para a celebração da Páscoa no domingo seguinte.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Reinaldo Alves da Silva
16 de fevereiro, 2024 | 13:23Tudo o que eu desejo nesta Quaresma é que Deus entre em nossas vidas e nos ofereça o seu perdão e o seu amor. Só assim nós seremos capazes de encontrar a força necessária que fica sempre dentro de nós.”
Richard
15 de fevereiro, 2024 | 14:17Tudo na Igreja Católica tem um significado, sempre com muito fundamento! Por isso é necessário buscar conhecimento para viver melhor nossa fé. O número 40 na Sagrada Escritura sempre simboliza um tempo de purificação, conversão, mudança de vida. 40 anos no deserto a caminho da terra prometida, 40 dias de jejum do Senhor, etc. Não significa que temos que praticar o jejum, esmola e oração somente na quaresma, mas ela é um tempo propício para isso, como bem disse o Pe. Flavio, com o objetivo de podermos participar da páscoa do Senhor com o coração preparado e aberto à sua graça salvífica.”
José Maria de Jesus
15 de fevereiro, 2024 | 07:35? uma riqueza viver a fé católica, rica de história e tradição, os exemplos positivos da fé vivida pelo seus santos, se a Igreja católica fosse uma instituição de ensino seria a maior faculdade do mundo, se fosse uma instituição de Saúde, seria maior hospital do mundo, 90% dos leprozarios no mundo e cuidado pela igreja católica, eu sou católico por amor a verdade, Cristo é a Verdade e não opinião, a opinião leva a confusão e divisão, a verdade leva a certeza é unidade, porisso um pedaço de espelho pode refletir a luz do sol, e nem por isso, vou deixar o Sol para ficar com o seu reflexo.”