11 de fevereiro, de 2024 | 08:00

IFMG Ipatinga destaca expectativas para ano letivo de 2024

Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
No início do ano letivo, o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Ipatinga recebeu 40 novos alunos no curso técnico em Eletrotécnica e 40 alunos no curso técnico em Automação Industrial, ambos integrados ao Ensino Médio.
Conforme apurado pela reportagem do Diário do Aço, há 40 alunos em processo de matrícula para o curso de graduação em Engenharia Elétrica. Os estudantes foram aprovados por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e processo seletivo próprio. As aulas dos calouros de engenharia terão início no mês de março.

Divulgação
Uma das novidades para o ano letivo é a utilização de novos equipamentos, como bancadas de ensino para disciplinas técnicas e equipamentos de informáticaUma das novidades para o ano letivo é a utilização de novos equipamentos, como bancadas de ensino para disciplinas técnicas e equipamentos de informática


Em todos os anos, o número de matrículas é o mesmo, visto que a instituição oferta as vagas conforme a capacidade atual. São 40 vagas para cada curso, o que totaliza 120 vagas anuais.
Atualmente, a instituição conta com bacharelado em Engenharia Elétrica, Técnico Integrado ao Ensino Médio em Automação Industrial e Técnico Integrado ao Ensino Médio em Eletrotécnica.

O pedagogo e coordenador de pesquisa e extensão do IFMG, Júlio Souza, explica que a instituição tem o objetivo de ofertar mais cursos. “A direção tem trabalhado em busca de apoios políticos para ampliação da tipologia do campus, para assim abrir novos cursos, mas ainda sem previsão”, aponta.

Primeiros dias de aula
As aulas tiveram início no dia 5 e foram marcadas por uma recepção para os alunos do Ensino Médio. No IFMG Ipatinga há seis turmas de nível médio, que se dividem em duas turmas para cada série.

“Nós fizemos um café compartilhado, com música, interação e mural. Depois disso, os alunos tiveram uma palestra com duas psicólogas para tratar sobre temáticas como Janeiro Branco, ansiedade na escola, cobrança, pressão familiar e pressão social/escolar. Logo após essa atividade, os novatos fizeram um tour pela escola, conhecendo as estruturas físicas e laboratórios específicos. Os alunos do segundo e do terceiro ano tiveram conversas com as coordenações para fazer um balanço sobre o ano que passou, traçando metas para 2024”, destaca Júlio.
Após o primeiro dia de aula, a instituição deu continuidade às aulas normais para o segundo e terceiro ano. Contudo, os novos estudantes tiveram atividades junto às coordenações.

“As atividades foram realizadas para os alunos conhecerem as regras, normas e funcionamento da instituição. Foi uma oportunidade para tirarem as dúvidas e conhecerem as normatizações de ensino e disciplinares. Eles também tiveram contato com os alunos do grêmio estudantil, que fizeram diversas atividades e apresentaram as ações que a escola desenvolve, as quais vão além do ensino de conhecimentos objetivos. Então, os novos estudantes conversaram com os alunos que são membros de coletivos e dos clubes escolares que acontecem na escola”, finaliza.

Expectativa para este ano
O diretor de ensino e diretor geral substituto do IFMG Ipatinga, Alex de Andrade Fernandes, destaca que uma das novidades para este ano é a utilização de novos equipamentos, como bancadas de ensino para disciplinas técnicas e equipamentos de informática.

“Quanto às expectativas para o ano letivo atual, estamos animados com as ações planejadas, bem como para usufruir dos novos equipamentos para os laboratórios e áreas do campus. Seguimos confiantes de que será um ano repleto de aprendizado e conquistas”, ressalta.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Guzerá Legislador

11 de fevereiro, 2024 | 11:04

“A minha expectativa é que os alunos respeitem os professores, os professores dediquem a passar conhecimentos aos alunos e que não haja greve ou intercorrencias ao longo do ano letivo.”

Envie seu Comentário