10 de fevereiro, de 2024 | 09:44

Copasa realiza obras emergenciais no sistema de esgotamento sanitário em Ipatinga

Em caráter emergencial, a Copasa informa que está realizando uma obra para reabilitação de trecho de tubulação do sistema de esgotamento sanitário implantado na rua Leôncio Guimarães, esquina com rua Varginha, no Centro de Ipatinga. A intervenção, que teve início em janeiro de 2024, com investimentos de cerca de R$ 2 milhões, tem previsão de término para março de 2024.

Os trabalhos estão concentrados na reparação de trecho do Túnel Liner e do interceptor de esgoto em concreto armado com diâmetro nominal de 900 milímetros à montante da caixa de transição, na margem direita do ribeirão Ipanema. “Para realizar as intervenções, foi necessário bloquear o fluxo de esgoto nos interceptores de esgoto em diversos pontos da cidade, direcionando-o, provisoriamente, para o curso d’água”, informou a Copasa.

O Túnel Liner foi implantado pela companhia no início da década de 2000, com a concepção de passagem de esgoto diretamente no seu interior. Em razão do tempo de uso da estrutura ao longo dos anos e também devido à agressividade dos gases gerados pelos esgotos, ocorreu a deterioração da estrutura das células pré-moldadas, localizada em uma profundidade de cerca de 7,5 metros. A cratera subterrânea formada com a deterioração das estruturas do Túnel Liner, poderia causar um iminente afundamento da parte superior do maciço, causando o fechamento total do fluxo de esgoto no local, provocando extravasamento à montante do túnel/interceptor de esgoto, e potencializando danos às estruturas públicas existentes no local como postes de rede de distribuição de energia elétrica e iluminação, passeios públicos, via pública (trânsito), além de residências existentes nas proximidades.

“A companhia esclarece que por se tratar de uma situação de intervenção imediata e emergencial e com riscos iminentes de acidentes graves, informou os procedimentos operacionais desta obra aos órgãos ambientais competentes, além da solicitação de interdição total do trânsito junto ao município. Além disso, técnicos da Copasa realizaram uma vistoria, em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, que certificou que o procedimento adotado pela empresa está de acordo com o que especifica a legislação vigente. Destaca-se que um boletim de ocorrência foi lavrado, esclarecendo a questão e encaminhado ao Ministério Público para conhecimento”, explicou o superintendente da Unidade de Negócio Leste (UNLE), Albino Campos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Homem da Primeira Hora

13 de fevereiro, 2024 | 07:28

“Agora que está sendo esclarecido a obra realizada na avenida leoncio Guimaraes, que com a interdição da via, vem trazendo transtornos no trânsito no centro, mas se é necessário, que se faça.”

Envie seu Comentário