09 de fevereiro, de 2024 | 17:25

Democrata-GV e Villa Nova desistem da Série D e outros mineiros podem seguir o mesmo caminho

Divulgação
Pantera afirmou não ter recursos para disputar a Quarta Divisão nacionalPantera afirmou não ter recursos para disputar a Quarta Divisão nacional

Dos representantes mineiros classificados e anunciados pela CBF para disputa da Quarta Divisão do Campeonato Brasileiro (Série D), até então somente o Ipatinga confirmou a participação. O Democrata-GV e o Villa Nova (que joga o Estadual graças a uma parceria com o Coimbra, que, porém, logo após o Módulo A, precisará dos seus jogadores para a Terceirona do Mineiro), em notas publicadas em suas mídias sociais, na quinta-feira (8), anunciaram que desistiram da competição, por razões econômicas, ou seja, não dispõem de recursos para montar um elenco competitivo para jogar e custear as demais despesas atinentes.

Na primeira fase, cada equipe da Série D fará 14 jogos, sete em seus domínios e sete fora de casa; caso avance, terá mais três fases eliminatórias até chegar à semifinal, que consequentemente dá vaga à Série C. E para o início da disputa a CBF libera apenas R$ 100 mil para cada agremiação custear despesas básicas de deslocamentos e hospedagens.

Outras desistências?
Na mesma nota em que confirma a desistência, a direção democratense afirma que outras equipes do estado estariam na mesma direção, ou seja, não disputarão a deficitária competição. Nos bastidores, especula-se que o Pouso Alegre (que caiu da Série C ano passado) também desistirá. A diretoria ainda não confirmou tal informação, mas têm poucos dias para fazê-lo, ou não, pois a CBF deverá publicar a tabela da Série D (com início previsto para 21 de abril) ainda este mês, logo após o carnaval.

Mais dispendiosa
Caso mais clubes desistam, a CBF poderia convidar o 10º colocado do Estadual do ano passado, o Patrocinense, que estaria disposto a aceitar. A vaga do Pouso Alegre poderia ser cedida a outro estado, ou então “oferecida” a quem subiu do Módulo B, Itabirito ou Uberlândia. Nos próximos dias haverá a definição.

Tigre confirmado
A diretoria do Ipatinga comunicou oficialmente, na semana passada, a CBF sobre sua participação na Série D. Com isto, o clube retorna a uma competição em nível nacional após dez anos.

Nota do Democrata
Foi publicado pelo Democrata-GV a seguinte nota informando sobre a desistência:

“É com profundo pesar que o Esporte Clube Democrata se vê compelido a comunicar oficialmente sua decisão de não participar do Campeonato Brasileiro da Série D de 2024.

Após uma análise minuciosa de nossa situação financeira e dos recursos disponíveis para viabilizar nossa participação na referida competição, chegamos à conclusão de que não dispomos dos meios financeiros suficientes para sustentar de maneira adequada e condigna nossa participação no certame.

É de conhecimento público os desafios e bloqueios financeiros enfrentados pelos clubes mineiros para a disputa do torneio, uma vez outras duas agremiações do nosso estado também tomaram a mesma decisão pelos mesmos motivos.

Infelizmente, apesar de todos os esforços empreendidos pela diretoria do Esporte Clube Democrata, não logramos obter os recursos necessários para honrar nossos compromissos e garantir uma participação competitiva e digna na Série D do Campeonato Brasileiro.

Ressaltamos que esta decisão foi tomada com extrema seriedade e responsabilidade, visando preservar a integridade financeira e administrativa do clube, como fazemos há 22 anos, desde que a atual diretoria assumiu o desafio de não criar novas dívidas e quitar as dívidas herdadas.

É imperativo para nós, enquanto instituição, agir com transparência e honestidade em todas as nossas ações, e é nesse espírito que comunicamos esta difícil decisão.

Asseguramos que iniciando um processo interno de austeridade financeira, de reestruturação operacional, de melhorias para que possamos atender às exigências da FMF e da CBF para grandes jogos e finais sem a necessidade de jogar em outro município e principalmente da criação da SAF Democrata para que possamos já na próxima oportunidade, representar da melhor maneira possível a cidade de Governador Valadares a nível nacional.

Compreendemos que a reação pública sobre essa decisão vem carregada de paixão pelo clube e união de esforços para o bem da instituição. Contudo, não vendemos ilusões! Preferimos as críticas e cobranças, ainda que as compreendemos duras e exageradas em alguns momentos, do que conduzir o clube para um caminho de maiores dificuldades, ou até mesmo, de encerramento de suas atividades, como já chegou bem perto de acontecer.

Por fim, reiteramos nosso compromisso inabalável com o Esporte Clube Democrata e com o fortalecimento do futebol em nossa região, e pedimos a compreensão e o apoio de todos nesse momento de dificuldade”.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário