08 de fevereiro, de 2024 | 08:22

Bolsonaro e aliados são alvo da PF por suposta tentativa de golpe de Estado

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Ex-presidente tem 24 horas para entregar passaporteEx-presidente tem 24 horas para entregar passaporte

A Polícia Federal iniciou uma operação nesta quinta-feira (8) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, ex-ministros e ex-assessores, sob investigação por suposta tentativa de golpe de Estado para anular as eleições de 2022, que foram vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva.

A PF está cumprindo um total de 33 mandados de busca e apreensão, além de quatro mandados de prisão preventiva. Entre as medidas cautelares adotadas estão a proibição de contatos entre os investigados, retenção de passaportes e destituição de cargos públicos.

Os mandados foram autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e os nomes dos alvos não foram divulgados. Jair Bolsonaro está sujeito a medidas restritivas, incluindo a entrega do passaporte às autoridades em até 24 horas.

Os mandados de prisão preventiva incluem Filipe Martins, ex-assessor especial de Bolsonaro; Marcelo Câmara, coronel do Exército citado em investigações; e Rafael Martins, major das Forças Especiais do Exército. Além disso, há buscas contra Valdemar Costa Neto, presidente do PL; Braga Netto, ex-ministro da Defesa e candidato a vice de Bolsonaro em 2022; Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); general Paulo Sérgio Nogueira, ex-comandante do Exército; almirante Almir Garnier Santos, ex-comandante-geral da Marinha; general Stevan Teófilo Gaspar de Oliveira, ex-chefe do Comando de Operações Terrestres do Exército; e Tércio Arnaud Thomaz, ex-assessor de Bolsonaro e membro do "gabinete do ódio".

Os mandados estão sendo cumpridos em diversos estados, incluindo Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Goiás e Distrito Federal.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Leitor

08 de fevereiro, 2024 | 20:49

“E os financiadores de Ipatinga? Seria uma felicidade imensa saber do toc toc”

Timotense

08 de fevereiro, 2024 | 15:01

“Tem que varrer essa classe de políticos do Brasil e começar do zero, esquerda, direita,no centro pra trás, pra frente por onde olha só tem pilantras.”

Lucimar Vasconcelos

08 de fevereiro, 2024 | 13:34

“Só digo: Grande Dia!”

Betão

08 de fevereiro, 2024 | 13:29

“TOC, TOC, TOC”

Eu Avisei

08 de fevereiro, 2024 | 12:15

“Bem lembrado Anti Mico. Os financiadores do BR e vale do aço estão em povorosa. Cadeia não sei, mas as viaturas pretas chegando nos escritórios, os bons moços já vão sentir onde mais dói, onde mais dão valor: $$$ o bolso.
Advogados e multas pesadas, no mínimo. Empresários patriotas já temem o horizonte.”

Stop

08 de fevereiro, 2024 | 09:50

“Se falou que é cidadão de bem ou crente pode desconfiar vai fazer coisa errada, gostam de usar uma capa para esconder suas falcatruas”

Anti Mico

08 de fevereiro, 2024 | 08:39

“Bom dia para todos!!!

Este pessoas do uniforme preto estão demorando chegar no vale do aço!!! Mais tenho certeza que tem muita gente preocupada!!! Mais tipo assim, na cadeia deve ter bastante churrasco e uma boa sala construída para descanso!!!!”

Envie seu Comentário