Usiminas EstÁgio - 728x90

07 de fevereiro, de 2024 | 15:59

Supermercados da região vão funcionar no carnaval

Empresas que não cumpriram horários especiais nas datas comemorativas de 2023 fecham apenas na segunda-feira, Dia do Comerciário

Emmanuel Franco
Empresas do chamado ?varejo alimentício? estarão abertas no sábado, domingo, terça e quarta-feira Empresas do chamado ?varejo alimentício? estarão abertas no sábado, domingo, terça e quarta-feira


Supermercados e demais empresas no varejo alimentício do Vale do Aço poderão funcionar normalmente em quatro dos cinco dias de carnaval, não tendo autorização para usar a mão de obra dos empregados apenas na segunda-feira (12), Dia do Comerciário, quando todo o comércio estará fechado. Já as chamadas “lojas de rua” de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, ou seja, aquelas que fizeram Horário Especial de Natal e ainda cumpriram expediente ampliado no restante das datas comemorativas de 2023, fecham no sábado (10), retomando as atividades normais na quinta (15). A informação foi divulgada pelo Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço.

As chamadas atividades essenciais, como farmácias, postos de combustíveis e padarias, têm autorização para funcionar durante todo o carnaval. No Shopping Vale do Aço, as lojas e o supermercado Coelho Diniz também ficarão fechados apenas na segunda-feira. Praça de Alimentação, cinema, academia e a farmácia, operam durante todos os dias de folia.

Emmanuel Franco


Conforme esclarece o Sindcomércio, popularmente é disseminada a informação de que o carnaval é um feriado oficial prolongado, o que não está estabelecido por lei ou em qualquer decreto. “No Vale do Aço, estarão fechadas, neste carnaval, apenas as empresas que cumpriram expediente ampliado durante todo o ano de 2023 nas vésperas de datas comemorativas, ou seja, usaram a mão de obra do empregado em muitas horas sem qualquer contraprestação pecuniária. Agora, durante a festa momesca, chegou a hora do empregado fazer as devidas compensações”, explica José Maria Facundes, presidente da entidade patronal.

Boa movimentação
O Sindcomércio salienta que, se a empresa culturalmente não cumpre os horários especiais negociados, funcionando normalmente em datas como Dias dos Pais e Dia dos Namorados, poderá funcionar normalmente na semana que vem, com exceção de segunda-feira, Dia do Comerciário. “Supermercados, por exemplo, devem registrar um excelente movimento durante o carnaval, pois muitas pessoas não viajam e aproveitam pra deixar as compras de casa em dia. Além, é claro, daquele folião mais animado que vai comprar bebidas e carnes para celebrar a festa mais tradicional do Brasil”, complementa Facundes.

Depósitos de material de construção, autopeças, casas de noivas e bomboniéres, são outros setores que podem abrir neste Carnaval.

Dias
O carnaval ocorre nos dias 12/02 (segunda-feira) e 13/02 (terça-feira), além do dia 14/02, Quarta-feira de Cinzas. Outras informações sobre o funcionamento do comércio nestes dias podem ser esclarecidas por meio dos telefones do Sindcomércio nas três principais cidades do Vale do Aço: 3821-9020, 3842-2040 e 3849-4490.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Mel Magalhães

08 de fevereiro, 2024 | 10:52

“Que ótimo! O funcionamento dos supermercados durante o período de carnaval, vai proporcionar bastante autonomia para aqueles que procuram comprar seus alimentos num preço mais em conta, visto que o preço dos alimentos nos bloquinhos é sempre bem saturado!”

Envie seu Comentário